Escolas de tempo integral realizam encerramento projeto ‘Geração Protagonista’
O evento não se limitou ao encerramento oficial do projeto, mas também proporcionou integração e troca de experiências entre os participantes.
A Secretaria da Educação (Sedu), em parceria com o Instituto Natura, realizou, entre os dias 28 e 30 de novembro, o evento de encerramento do projeto “Geração Protagonista”. Essa iniciativa visa a promover experiências educacionais e capacitar os jovens para serem críticos, autônomos e participativos, preparando-os para assumir papéis de liderança nas escolas de tempo integral e em suas comunidades.
Com a participação ativa de 312 jovens protagonistas, representando 156 escolas de tempo integral da Rede Pública Estadual de Ensino do Espírito Santo, a conclusão da ação transcorreu em três etapas distintas. A primeira etapa ocorreu no Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio de Tempo Integral (CEEFMTI) Escola Bartouvino Costa, localizado no município de Linhares, reunindo estudantes do norte do Estado.
Em seguida, o Centro Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral (CEEMTI) Clovis Borges Miguel, situado no município da Serra, englobou a Região Metropolitana da Grande Vitória, e o CEEFMTI Liceu Muniz Freire, em Cachoeiro de Itapemirim, reuniu a região sul.
Durante as etapas, os estudantes, divididos em grupos, compartilharam aprendizados e desafios enfrentados ao longo do ano de 2023 no desenvolvimento do projeto “Geração Protagonista”. Os debates foram enriquecidos com diversas perspectivas e experiências, evidenciando o impacto positivo do projeto na vida acadêmica e pessoal dos participantes. As apresentações finais não só demonstraram o conhecimento adquirido, mas também ressaltaram habilidades artísticas e o trabalho em equipe.
Segundo a assessora do Tempo Integral, Mayara Lima Candido, o evento não se limitou ao encerramento oficial do projeto. Também proporcionou a integração e a troca de experiências entre os participantes. "Essa iniciativa reforça o compromisso da Sedu com a educação de qualidade, inovação pedagógica e o desenvolvimento integral dos estudantes, com foco no protagonismo juvenil", destacou.
Informações à Imprensa:
Comunicação da Sedu
Íris Carolina/ Geiza Ardiçon