14/04/2023 13h09

Escolas debatem Educação das Relações Étnico-raciais

Entre os dias 10 e 13 de abril, os profissionais de educação que atuam nas escolas que compõem a Superintendência Regional da Educação (SER) de São Mateus receberam a formação continuada “Projeto Diálogos: 20 anos da Lei 10.639/03 – Um diálogo Urgente”. A ação buscou levantar o debate a respeito da lei que versa sobre o ensino da história e da cultura afro-brasileira e africana nas escolas.

Durante a realização das atividades, por meio de oficias de debate com foco no desenvolvimento de projeto para a equidade racial, mitigação do racismo e desigualdade no ambiente escolar, os participantes puderam discutir a cultura afro-brasileira como constituinte e formadora da sociedade brasileira, em que  os negros são considerados sujeitos históricos, valorizando-se, portanto, o pensamento e as ideias de importantes intelectuais negros brasileiros, a cultura e as religiões de matrizes africanas.

A responsável pela Gerência de Educação do Campo, Indígena e Quilombola (GECIQ), Valquiria dos Santos, ressaltou que ações que promovem uma Educação das Relações Étnico-raciais no espaço escolar são fundamentais para o enfrentamento ao racismo na escola. “Temos muito ainda por fazer, mas iniciativas como a da SRE São Mateus incentivam a formação de professores como estratégia para a construção de repertórios sobre a temática”, contou.

Já o superintendente Regional de educação, Jailson Maurício Pinto, completou dizendo que a ação faz parte do plano de ação e do calendário formativo da SRE São Mateus, que objetiva auxiliar as escolas no desenvolvimento de ações que impactem positivamente a comunidade escolar e a comunidade externa, combatendo o racismo, diminuindo a evasão escolar e promovendo momentos de formação e diálogos com os professores.

Informações à Imprensa:Assessoria de Comunicação da SeduGeiza Ardiçongardicon@sedu.es.gov.br(27) 3636-7888