09/05/2019 15h00 - Atualizado em 10/05/2019 10h23

Escolas utilizam plataforma on-line para aperfeiçoar produção textual

Alunos já produzem primeira redação, durante atividades do Programa Letrus para ajudar no Enem.

Em busca da nota máxima na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e nos vestibulares, os alunos da Escola em Tempo Integral Professor José Leão Nunes, em Cariacica, começaram a utilizar Programa Letrus de Desenvolvimento e Escrita, da Sedu Digital. Por meio da ferramenta, os estudantes produzem textos e recebem uma avaliação em tempo real sobre os erros, acertos e alternativas para uma boa produção. Assim, o aprendizado ganha em agilidade.

O professor de Língua Portuguesa da unidade de ensino, Ramon Vieira Queiroz, destaca que com o auxílio da plataforma, as aulas de produções de textos são bem mais produtivas. “Fico muito feliz! Antes, nós professores, gastávamos muito tempo corrigindo as redações e, com o uso da tecnologia, conseguimos preparar melhor as aulas e os alunos para as avaliações”, disse.

Segundo o estudante Leonardo Torevani, da 3ª série do Ensino Médio, o uso da plataforma facilitou na produção dos textos e o aproximou da realidade do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). “Produzir um texto pela plataforma é bem melhor. É uma prática mais real do Enem, a nota sai na hora e fica mais fácil de perceber onde estão as nossas maiores dificuldades. Isso faz com que possamos melhorar a escrita”, afirmou.

Para o estudante Edhard Pinheiro, também da 3ª série do Ensino Médio, “a plataforma ajuda a expandir os conhecimentos. A nossa turma está evoluindo bastante”, destacou.

Outra unidade da Rede Estadual que está utilizando a plataforma com os alunos é a escola Geraldo Vargas, em Colatina. Isso tem contribuído de forma significativa no processo de aprendizagem das turmas de Ensino Médio.

Ferramenta

A Secretaria de Estado da Educação (Sedu) leva a plataforma por meio do Programa Letrus, da Sedu Digital, para alunos de 121 escolas da Rede Estadual. Professores de Língua Portuguesa, pedagogos e coordenadores de escolas sorteadas pela pasta, receberam formação para utilizarem a ferramenta ao longo do mês de abril. O uso também é direcionado para alunos do 9º ano do Ensino Fundamental.

Como funciona a plataforma?

Os alunos utilizam a ferramenta dentro de um calendário em que podem inserir as produções textuais. A primeira redação, por exemplo, poderá ser inserida de 01 a 14 de maio. Os alunos produzem o texto diretamente na ferramenta com temas que seguem o que já foi proposto em provas do Enem de anos anteriores.

Ao terminar, o estudante recebe, automaticamente, um retorno por meio da análise feita pelo sistema de inteligência artificial, que é focado na estrutura do texto. Ao final das redações propostas e realizadas, a plataforma indica a evolução do estudante.

Escolas-piloto

O uso da ferramenta em 2018 foi feito em 35 escolas-piloto na Rede, localizadas em um total de 28 municípios. Os resultados obtidos foram as produções de 3,6 mil redações pelos 1.500 estudantes que participaram. Dentro do quadro de evolução, no 1º trimestre houve 13% de crescimento nas notas dos alunos em duas redações. Já no segundo semestre, o crescimento nas notas foi de 21%.

Calendário de redações

Os alunos terão datas específicas, até outubro, para a inserção das redações na ferramenta. Durante todo este processo, eles contam com o apoio e orientação da equipe escolar que envolve professores de Língua Portuguesa, pedagogo e professor coordenador de área.

Veja abaixo:

1ª redação: 01 e 14 de maio;
2ª redação 02 e 20 de maio;
3ª redação 29 de junho e 09 de agosto;
4ª redação 26 de agosto e 07 de setembro;
5ª redação 23 de setembro e 11 de outubro.

Texto: Geiza Ardiçon e Rafael Fernandes

Informações à imprensa: