21/06/2023 10h10 - Atualizado em 27/10/2023 11h37

Estão abertas as inscrições para o Programa Parlamento Jovem Brasileiro

Estão abertas, até o dia 30 de junho, as inscrições para a 18ª edição do Programa Parlamento Jovem Brasileiro (PJB) 2023. A iniciativa é uma oportunidade para que os jovens possam vivenciar o cotidiano do trabalho de um deputado federal, por três dias. Neste ano serão selecionados 27 candidatos, sendo um de cada unidade da federação, para debater os temas de grande importância para do País, na Câmara dos Deputados, em Brasília.

Podem participar estudantes de 16 a 22 anos, que não tenham participado em outras edições do PJB, matriculados no Ensino Médio Regular, Técnico integrado ao Ensino Médio ou da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Após um hiato de dois anos em decorrência da pandemia de Covid-19, o PJB retoma sua programação em um novo formato, no intuito de promover uma experiência mais representativa, democrática e coletiva. O tema deste ano é “A educação que queremos”

Inscrições

O prazo de inscrição vai até 30 de junho de 2023, por meio do site oficial do programa, clique aqui e acesse.

Nota explicativa

A coordenação nacional do PJB informa que desde que o ambiente de votação popular foi disponibilizado, no dia 23/10/23, o site tem sido derrubado com frequência. Uma análise do problema realizada pela equipe técnica identificou que a causa é a presença de robôs, que realizam um número desmedido de votações por segundo. Assim, tendo em vista que a utilização de robôs ataca os princípios de ética e de equidade, tão caros ao Parlamento Jovem Brasileiro e a seus participantes, a coordenação nacional do PJB decidiu suspender a votação popular nessa quinta-feira (26) até que encontrem uma forma ética e justa de promovê-la. Para mais informações: https://www2.camara.leg.br/a-camara/programas-institucionais/experiencias-presenciais/parlamentojovem/resultados/comunicado-suspensao-da-votacao-popular.

Mais informações estão disponíveis no regulamento do programa. Acesse: cd.leg.br/2jjYs9F

Acompanhe as novidades do PJB 2023 nas redes sociais:

www.instagram.com/escoladacamara

www.facebook.com/escoladacamaradeputados