Estudante de São Mateus vai representar o Estado no Senado Federal
Carlos André Terto da Silva foi um dos selecionados do Programa Senado Jovem Brasileiro.
Representar o Espírito Santo no Senado Federal e atuar, durante alguns dias, como um jovem parlamentar em Brasília é a missão do estudante Carlos André Terto da Silva. O aluno do 2º ano da Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Ceciliano Abel de Almeida, localizada no município de São Mateus, é um dos 27 estudantes das escolas públicas de todo o Brasil, selecionados para viver a experiência, entre 21 e 25 de agosto de 2023, por meio do Programa Senado Jovem Brasileiro.
Carlos André Terto da Silva foi orientado pela professora Jaciani Magnago, que leciona o componente curricular Língua Portuguesa na escola. O estudante foi selecionado por meio de uma redação e, juntos, participarão de atividades no Distrito Federal, como a Semana de Vivência Legislativa.
Os jovens selecionados vivenciarão o trabalho dos senadores e a oportunidade de elaborar proposições legislativas que, se aprovadas, serão encaminhadas à Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) do Senado Federal. As Sugestões Legislativas são relatadas pelos senadores da República e, caso aprovadas pela CDH, tramitam no Congresso Nacional.
"O Programa Jovem Senador tem sido uma oportunidade única para que estudantes de todo o Brasil conheçam de perto a estrutura legislativa do nosso país, e participem ativamente do cenário político nacional", afirmou a técnica pedagógica e coordenadora do Programa na Sedu, Débora Furieri.
Programa Senado Jovem Brasileiro
A ação é uma iniciativa do Senado Federal, que engloba o Projeto Jovem Senador e o Concurso de Redação do Senado Federal. O objetivo é levar conhecimento sobre a estrutura e o funcionamento do Poder Legislativo no Brasil e estimular o relacionamento permanente dos jovens cidadãos com a instituição.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Íris Carolina/ Geiza Ardiçon/ Soraia Camata/ Cícero Giuri
iclsmiguez@sedu.es.gov.br/gardicon@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7888