29/05/2025 14h44

Estudante de Vila Pavão conquista bolsa nacional na Olimpíada Brasileira de Relações Étnico-Raciais

Outras equipes da escola também foram premiadas na competição e a instituição será reconhecida como Escola Antirracista.

A estudante Alycia Wutke Severino, do 9º ano do Ensino Fundamental do Centro Estadual Integrado de Educação Rural (CEIER) de Vila Pavão, conquistou uma bolsa do Programa de Iniciação Científica Júnior (PIC Júnior) na 1ª Olimpíada Brasileira de Relações Étnico-Raciais, Afro-Brasileiras, Africanas e Indígenas (OBERERI).

Promovida pela Associação Brasileira de Pesquisadores(as) Negros(as) (ABPN), a OBERERI tem como foco o estudo das relações étnico-raciais no Brasil, com base nas Leis Federais nº 10.639/2003 e nº 11.645/2008, que tornam obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e indígena nas escolas.

Alycia Wutke Severino integrou a equipe Dandara, formada por dez estudantes do CEIER, que enfrentaram cinco etapas na competição: sensibilização, estudos teóricos, prova objetiva com 25 questões, produção de projetos pedagógicos e apresentação artística e cultural. Na etapa nacional, os estudantes tiveram contato com especialistas e pesquisadores da área, e a estudante foi contemplada com a bolsa do PIC Júnior, voltada à formação crítica e científica de estudantes da rede pública de ensino.

Além da equipe Dandara, o CEIER também foi representado pelas equipes Palmares (Ensino Fundamental), Zumba e Ilê Aiyê (Ensino Médio), que alcançaram classificações expressivas na etapa final da competição.

As equipes foram orientadas pelos professores Sergiana Helmer Silva e Bruno Raphael Mont Alto Santos, que acompanharam os estudantes durante todo o processo, fortalecendo o protagonismo estudantil e a formação cidadã.

Como reconhecimento institucional, a escola será contemplada com o certificado de Escola Antirracista e com um kit de materiais didáticos para continuidade do trabalho iniciado com a OBERERI. Os professores orientadores também receberão menção honrosa e certificado de participação.

A participação ativa dos estudantes reforça o compromisso do CEIER com uma educação antirracista e transformadora. “A nossa juventude está pronta para pensar, propor e transformar. Basta que a escola continue oferecendo espaço, voz e oportunidades como esta”, afirmaram, em nota, os professores orientadores.

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