08/07/2021 10h16 - Atualizado em 08/07/2021 10h17

Estudantes cumprem ‘Desafio da Célula’ em aulas de Biologia

Os alunos do Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral (CEEFMTI) Professora Maura Abaurre, localizada em Vila Velha, tiveram uma aula diferenciada no Google Meet, em que foi proposto o desafio de exemplificar de forma lúdica, as células animal e vegetal, denominado “Desafio da célula”.

O objetivo do trabalho foi identificar e diferenciar as células animal e vegetal e as organelas citoplasmáticas, reconhecer a importância dos compostos orgânicos para a alimentação e aprender fixar os componentes celulares.

O diretor da unidade de ensino, Tiago Guercon da Silva, acompanhou a atividade. “A atividade proposta pela professora Ana Cláudia Pinto do Nascimento Guedes fortalece os princípios da Pedagogia da Presença, o autodidatismo do aluno e o protagonismo, em que o aluno percebe e entende a importância dos conceitos envolvidos e reforça a importância da parte lúdica no ensino e aprendizagem da disciplina”, afirmou.

A proposta foi composta por três etapas: primeiro uma aula teórica via Google Meet, em que foram apresentados os envoltórios celulares e os tipos de troca de substâncias que ocorrem entre o meio interno e externo da célula e, na sequência, as organelas citoplasmáticas. Após a teoria, os alunos foram incentivados a prepararem suas células de forma lúdica e criativa utilizando, por exemplo, doces. A última etapa foi montar a estrutura das células e apresentar de forma on-line para que todos os alunos pudessem visualizar o desafio realizado.

O aluno Heitor Tavares Reis venceu o desafio. “Não se trata apenas de nota, o trabalho proporcionou mais conhecimento para o meu dia a dia. Eu tracei minhas metas e cumpri meus objetivos. Maura Baurre tem sido uma Escola ótima para mim, adoro estudar aqui”, disse o estudante.

Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon / Soraia Camata