09/10/2025 11h35 - Atualizado em 10/10/2025 08h44

Estudantes da Escola Governador Gerson Camata vivenciam Mini Simulação da ONU com foco no enfrentamento ao extermínio de jovens

O Centro Estadual de Ensino Fundamental, Médio e de Tempo Integral (CEEFMTI) Governador Gerson Camata, localizado em São Gabriel da Palha, promoveu, no dia 30 de setembro, uma Mini Simulação da Organização das Nações Unidas (ONU), em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos (SEDH). A atividade envolveu 320 estudantes do Ensino Médio, dos turnos integral e parcial, e integrou a programação da Semana Estadual de Debate contra o Extermínio de Jovens, instituída pela Lei nº 9.646/2011.

A simulação teve como propósito proporcionar uma experiência prática em diplomacia, negociação, oratória e direito internacional, incentivando o pensamento crítico e o engajamento com temas globais. Divididos em oito comitês, cada um com 40 delegados e uma Mesa Diretora própria, composta por presidentes e diretores experientes. Essa organização garantiu que todos os participantes tivessem espaço para se manifestar e contribuir para as discussões.

Um dos comitês de destaque foi o Comitê de Direitos Humanos (CDH), que debateu o tema “Combate ao extermínio da juventude negra periférica”, em diálogo direto com a proposta da Semana Estadual, promovendo reflexões sobre desigualdade, racismo e justiça social. Outros grupos discutiram pautas, como regulação de casas de apostas, discriminação racial no esporte, violência contra a mulher, exploração do trabalho juvenil e preservação do patrimônio cultural.

A diretora da unidade, Leida Raasch, ressaltou a relevância pedagógica da atividade: “Eventos como esta Mini ONU vão muito além da sala de aula. Eles são fundamentais para formar cidadãos conscientes, críticos e engajados com as problemáticas do mundo. Ao debaterem temas complexos, como o extermínio da nossa juventude, nossos estudantes desenvolvem empatia, argumentação e a capacidade de buscar soluções coletivas.”

Para o estudante Arino Pertel Neto, da 3ª série do Ensino Médio, a experiência foi marcante: “Foi uma vivência transformadora. Descobri um amor genuíno pela simulação da ONU e por tudo o que ela representa. Conheci pessoas incríveis, que levarei comigo como inspiração para a vida.”

Com um cronograma intenso das 7h às 14h, o evento promoveu convivência, cooperação e aprendizado prático entre os participantes.

Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sedu

comunicacaosedu@sedu.es.gov.br

Cícero Giuri | cgbona@sedu.es.gov.br

(27) 3636-7888 / 3636-7707

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI