21/10/2025 11h44 - Atualizado em 21/10/2025 11h45

Estudantes da Escola Wallace Castello Dutra aprendem inglês de forma criativa com receitas sustentáveis

A Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Wallace Castello Dutra, localizada em São Mateus, promoveu uma aula diferente e saborosa com os alunos das 3ª séries do turno matutino. A professora de Inglês, Isabella Faria Tavares, desenvolveu o projeto “Inglês com Sabor de Sustentabilidade”, que transformou o aprendizado do idioma em uma vivência culinária criativa e ecológica.

Durante a atividade, os estudantes prepararam receitas utilizando partes de alimentos normalmente descartadas, como cascas e sementes. Entre os pratos produzidos estavam uma torta de casca de banana e um mousse de maracujá feito com a casca da fruta. Enquanto cozinhavam, os alunos colocavam em prática o vocabulário culinário em inglês, explorando ingredientes, utensílios e modos de preparo de forma bilíngue.

O projeto foi desenvolvido em etapas que uniram pesquisa, prática e comunicação. Os alunos pesquisaram receitas sustentáveis, traduziram seus ingredientes e modos de preparo, produziram cartazes e realizaram apresentações orais em inglês. As produções finais foram apresentadas à comunidade escolar, despertando curiosidade e reflexões sobre sustentabilidade e consumo consciente.

“Essa oficina proporcionou uma experiência muito rica para os alunos. Ao explorar formas criativas de reaproveitar alimentos, eles aprenderam vocabulário de maneira prática e significativa, compreendendo também a importância de reduzir o desperdício e valorizar cada parte dos alimentos”, disse a professora Isabella Faria Tavares.

Para a estudante Yara da Silva Nunes, “foi uma dinâmica diferente, divertida e muito proveitosa. Na quadra, cada aluno falava o nome da fruta em inglês e todos participaram com entusiasmo.”

 

Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br

 

Informações à Imprensa:

 

Assessoria de Comunicação da Sedu

comunicacaosedu@sedu.es.gov.br

Cícero Giuri | cgbona@sedu.es.gov.br

(27) 3636-7888 / 3636-7707

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI