08/11/2024 16h22

Estudantes da Serra desenvolvem aplicativo para promover comércio local

A iniciativa buscou criar uma solução digital que atendesse às necessidades da comunidade de Feu Rosa, na Serra.


Estudantes da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Marinete de Souza Lira, localizada no município da Serra, desenvolveram, com o apoio das professoras Michelle Ribeiro Amorim e Crisley Maria Mendes, um aplicativo para dispositivos Android com o objetivo de facilitar o acesso a serviços de Beleza e Moda, Restaurantes e Supermercados, além de oferecer uma ferramenta para denúncias de descarte irregular de lixo.


Divididos em equipes, os alunos realizaram entrevistas com a comunidade de Feu Rosa, também localizada na Serra, para identificar necessidades e prioridades locais. A iniciativa buscou criar uma solução digital que atendesse às necessidades da comunidade de Feu Rosa, promovendo o comércio local e incentivando a conscientização da população sobre a sustentabilidade. Esse projeto visou não apenas aprimorar as competências digitais dos alunos, mas também aplicar o conhecimento adquirido em sala de aula para resolver problemas reais e relevantes para a comunidade.


Ao final, os estudantes apresentaram o aplicativo na “Feira de Ciências: Gênios de Multigêneros +Cultura +Arte Descobrindo a ciência que existe dentro de cada um!” (hiperlink https://www.geniosdemultigeneros.org/), demonstrando suas funcionalidades e oferecendo um treinamento básico para o uso da ferramenta, o que gerou um impacto imediato na comunidade.


“O desenvolvimento do aplicativo foi uma chance incrível para arriscarmos e tentarmos algo novo. Desenvolver um aplicativo do zero foi um desafio, mas com a ajuda dos colegas e a orientação da professora Michelle, conseguimos. Nosso objetivo foi usar a tecnologia para beneficiar a comunidade de Feu Rosa. Criamos um aplicativo que não só ajuda os moradores a conhecerem melhor o bairro, mas também promove a conscientização ambiental, que é muito importante. Trabalhar nesse projeto nos permitiu unir o que aprendemos na escola com algo que faz a diferença para todos aqui no bairro. Foi uma experiência difícil, mas gratificante, e estou muito orgulhoso do que conseguimos alcançar juntos”, afirmou o estudante Kauã Pereira Xavier.

Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br


Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sedu

Iris Carolina Miguez / Geiza Ardiçon

iclsmiguez@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br

(27) 3636-7706 / 3636-7707

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI