12/12/2023 10h35 - Atualizado em 12/12/2023 11h48

Estudantes da Socioeducação conquistam pódio em concurso de redação

O concurso buscou estimular a produção textual e proporcionar oportunidades para exercitar práticas de redação semelhantes às do ENEM.

Dois alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) matriculados na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Professor Augusto Luciano, localizada no município de Cariacica, uma escola referência da Educação na Socioeducação, conquistaram, no dia 28 de novembro, o 1º e 3º lugar em um concurso de redação promovido pela Superintendência Regional de Educação (SRE) de Cariacica.

Com tema "Políticas de Combate à Violência Urbana", o concurso desafiou os estudantes a redigir textos em dois gêneros diferentes: conto e dissertativo-argumentativo, com o objetivo de estimular a produção textual, fortalecer o hábito da leitura, revelar novos talentos, promover a circulação textual e proporcionar oportunidades para exercitar práticas de redação semelhantes às usadas no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

O professor de Língua Portuguesa, Junior Nascimento Oaski, destacou a importância do esforço, tempo e paciência no ato de escrever, ressaltando que, quando há interesse e motivação do professor, a construção do conhecimento torna-se possível e até mesmo agradável.

“A temática abordada no concurso dialoga com os componentes curriculares trabalhados no decorrer do ano letivo, demonstrando que os estudantes em Socioeducação têm plenas condições de aprender e produzir como qualquer outro”, disse o docente.

O estudante que conquistou o 1º lugar na competição, expressou sua satisfação com a conquista, destacando que, apesar do nervosismo, segurou a emoção e foi em frente, revelando que não imaginava poder conquistar o que conquistou e que está motivado para alcançar mais vitórias no futuro.

Comunicação da Sedu
Íris Carolina/ Geiza Ardiçon/ Soraia Camata/ Cícero Giuri