Estudantes de Alfredo Chaves realizam atividade prática com bioindicadores
Alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Camila Motta, localizada no município de Alfredo Chaves, participaram, na última sexta-feira (04), de uma atividade prática que expandiu o aprendizado sobre bioindicadores. A iniciativa buscou proporcionar o reconhecimento de tais seres vivos no ambiente local.
Bioindicadores são seres vivos, como plantas e animais, que indicam a qualidade ambiental de um ecossistema. São exemplos de bioindicadores formigas, artrópodes, minhocas, besouros, plantas aquáticas, líquens, entre outros.
Além de consolidar o conteúdo trabalhado em sala de aula, a ação reforçou a conscientização dos estudantes sobre a preservação dos recursos naturais, incentivando um olhar mais atento e responsável para o meio ambiente. Assim, a experiência não só fortaleceu o aprendizado acadêmico, mas também despertou nos alunos e na comunidade uma maior sensibilização sobre a proteção ambiental, contribuindo para um futuro mais sustentável.
Durante a realização da dinâmica, orientados pela professora de Planejamento Ambiental, Rayane Garcia, os estudantes desenharam cartões representando diferentes bioindicadores, que foram espalhados por diversos pontos da cidade e, com o auxílio de mapas acessados via QR Code, percorreram as ruas em busca desses indicadores.
Ao longo da experiência, os alunos discutiram sobre a importância dos bioindicadores na avaliação da qualidade ambiental. “A caça aos bioindicadores culminou na praça principal da cidade, onde os estudantes compartilharam suas descobertas”, destacou a professora.
Rayane Garcia enfatizou ainda a importância de utilizar os bioindicadores para identificar problemas de poluição e degradação ambiental, questões diretamente ligadas ao uso responsável dos recursos hídricos, fundamentais para a agricultura e o turismo rural local.
Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Iris Carolina Miguez / Geiza Ardiçon
iclsmiguez@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7706 / 3636-7707