25/09/2024 15h52

Estudantes de Barra de São Francisco desenvolvem musicais durante aulas de inglês

O foco da atividade foi fazer com que cada turma criasse uma adaptação musical inspirada em obras norte-americanas.

O Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral (CEEFMTI) João XXII, Escola do Futuro localizada em Barra de São Francisco, realizou, por meio da equipe de professores de Linguagens e Códigos, o projeto “High School Musical: Diversity, Culture and Unity”. A iniciativa buscou conectar os estudantes a obras audiovisuais norte-americanas, como filmes, músicas e séries.

O foco da atividade foi fazer com que cada turma criasse uma adaptação musical inspirada nas obras apresentadas, com alunos colaborando ativamente para construir roteiros em português e inglês, criar cenários, figurinos, além de desenvolver performances de dança e canto.

O diferencial deste projeto foi a abordagem multifacetada, não se limitando ao campo da Língua Inglesa, mas incorporando várias disciplinas e perspectivas, além de conectar o ensino da língua a expressões artísticas e culturais. A utilização do Espaço Maker da escola também concedeu aos alunos a oportunidade de trabalhar com tecnologia de ponta, tornando a iniciativa mais moderna e dinâmica. A inclusão da Língua Brasileira de Sinais (Libras), proposta por alunos fluentes em Libras, também foi um destaque significativo, trazendo à tona a importância da inclusão e da visibilidade para a comunidade surda.

“O projeto 'High School Musical: Diversity, Culture and Unity' é uma prova do que podemos alcançar quando unimos a prática pedagógica aos interesses dos alunos. Trabalhamos com obras que fazem parte do universo cultural deles, o que tornou o processo mais natural e motivador. O resultado foi além das expectativas, pois vimos alunos se desenvolvendo não só academicamente, mas como seres humanos que respeitam e celebram as diferenças. O envolvimento da comunidade e a inclusão da Libras mostraram que a escola pode ser um espaço de transformação, onde todos têm voz e lugar”, afirmou o professor Juliano Coelho da Silva.

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