08/12/2025 11h23

Estudantes de Brejetuba realizam visita técnica à Comunidade Quilombola de Monte Alegre

Estudantes da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Álvaro Castelo, localizada em Brejetuba, participaram de uma visita técnica à Comunidade Quilombola de Monte Alegre, em Cachoeiro de Itapemirim. A ação foi desenvolvida pelos professores José Antônio da Silva e Sebastiana Firme das Neves, como parte da eletiva “Comunidades Quilombolas Capixabas: Corpo em Movimento e Símbolos da Resistência”, e integra as iniciativas do Programa de Educação das Relações Étnico-Raciais (PROERER).

A atividade teve como objetivo promover o reconhecimento do acervo cultural das comunidades quilombolas, resgatando tradições, identidade e religiosidade afro-brasileira, além de fortalecer a compreensão dos estudantes sobre a importância da resistência negra na formação social e cultural do Espírito Santo. Ao longo da visita, os alunos conheceram aspectos da história local, modos de vida, organização social, biodiversidade e práticas sustentáveis presentes no território quilombola.

Os estudantes participaram de uma trilha ecológica, acompanhada por monitoras que apresentaram características da fauna e flora nativas. A experiência permitiu observar espécies, compreender relações ambientais e conhecer elementos simbólicos da região, como a palmeira Brejaúba, que deu origem ao nome do município de Brejetuba. O contato direto com o território também possibilitou reflexões sobre ancestralidade, enfrentamento ao racismo, preservação cultural e valorização dos saberes tradicionais.

De acordo com os professores responsáveis, a vivência amplia o aprendizado ao conectar teoria e prática, fortalecendo o respeito às culturas de matriz africana e contribuindo para a formação cidadã dos estudantes. A professora Sebastiana Firme das Neves destacou a relevância da atividade: “Ouvir a versão verdadeira da luta do negro através da história relatada pelo palestrante Leonardo Ventura foi de grande relevância para os estudantes. Eles tiveram a oportunidade de conhecer de perto o meio ambiente por meio da trilha ecológica, observar espécies locais e compreender a história desde seu início, reconhecendo resistência social, autoaceitação e o respeito à natureza e à cultura afro.”

A estudante Mara Elise da Silva Dias, do 6º ano do Ensino Fundamental, avaliou a experiência como enriquecedora: “A viagem foi perfeita. Aprendemos sobre cultura e tradição dos povos negros e quilombolas e fizemos uma trilha ecológica onde as monitoras explicavam cada detalhe. Conhecer a ‘Brejaúba’ foi muito interessante, pois é dela que vem o nome da minha cidade. Agradeço muito pela oportunidade de conhecer esse lugar incrível.”

 

Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br

 

Informações à Imprensa:

 

Assessoria de Comunicação da Sedu

comunicacaosedu@sedu.es.gov.br

Cícero Giuri | cgbona@sedu.es.gov.br

(27) 3636-7888 / 3636-7707

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI