Estudantes de Cachoeiro retratam pontos de vista sobre seus territórios
A atividade foi um convite para criarem, despertarem e registrarem fotografias do cotidiano e do contexto em que vivem.
Os alunos e famílias da Escola Estadual de Ensino Fundamental (EEEF) Rotary, de Cachoeiro de Itapemirim, têm dado boas devolutivas sobre as Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNPs). A partir disso, a professora de Arte, Kyhona Oliveira dos Santos Ferreira, trabalhou com os seus territórios, espaços, seus olhares e pontos de vista, no projeto denominado “Saber Viver”. “Saber Viver”.
“O resultado foi surpreendente, já que o Currículo Capixaba traz em seu texto as matrizes de saberes, e aqui, trabalho com diálogo, que é o autoconhecimento, a autoproposição, a autoestima e a autoconfiança como sendo importantes para conhecer suas próprias virtudes e fortalezas, assim como fragilidades e potencialidades. Envolve conhecer os próprios valores, crenças e entender como se sente em cada situação e o porquê. Envolve também reconhecer como se é percebido por outras pessoas e poder traduzir e seus próprios sonhos e desejos num projeto de vida, coerente com seus valores e crenças, interesses e potencialidades”, disse a professora Kyhona Oliveira dos Santos Ferreira.
A atividade foi um convite para os estudantes criarem, despertarem e registrarem fotografias do cotidiano e do contexto em que vivem, produzidas com o celular.
“O sentido ‘visão’, trabalhado com os estudantes, desperta o reconhecimento de cartografia, utilizando a disciplina de Arte. Para mim, essas fotografias/imagens apresentam sentidos estabelecidos na relação com o contexto social em que cada criança vive. Nossa intenção foi fazer com que o estudante consiga ver além do que os olhos estão vendo, as invisibilidades e visibilidades dos espaços fotografados que caracterizam com a realidade de cada estudante, e ver além dos olhos sob a luz do celular, com os olhos dos autores, ou seja, um encontro de olhares”, relatou a professora de Arte.
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