01/08/2024 16h46 - Atualizado em 01/08/2024 16h47

Estudantes de Conceição do Castelo têm primeira experiência com realidade virtual


No Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral (CEEFMTI) Elisa Paiva, localizado no município de Conceição do Castelo, professores desenvolveram, nesta semana, uma proposta pedagógica utilizando óculos de realidade virtual com os estudantes do Programa Sucesso Escolar (PSE), destinado aos alunos em situação de distorção idade-série, matriculados nos 6º e 7º anos do Ensino Fundamental.

Os estudantes do PSE — nesse programa, conforme aferido ao final do ano letivo, mediante comprovação do domínio das habilidades essenciais e dos cenários de aprendizagem, os alunos, podem ser promovidos de forma progressiva para o 7º, 8º ou 9º ano — tiveram a oportunidade de conhecer de perto o bioma amazônico, assistindo pela primeira vez a um vídeo em 360º, por meio da utilização de óculos de realidade virtual.

O uso da realidade virtual tornou o aprendizado mais envolvente e significativo, permitindo que os alunos vivenciassem de maneira bem próxima um ambiente tão distante e diverso como a Amazônia. Com o auxílio da realidade virtual, eles puderam observar de perto a flora e fauna, além de compreender a importância da conservação deste bioma para o equilíbrio ecológico global.

A proposta foi planejada e realizada pelo professor de Geografia Othon Manhone Pereira Pinto, em parceria com a professora articuladora do programa, Nediana Pancieri Cassandre Gonçalves, e proporcionou uma experiência educativa inovadora e imersiva, unindo tecnologia e conhecimento ambiental sobre esse importante bioma brasileiro.

O professor ressaltou que a apresentação da Floresta Amazônica, com o vídeo em 360º “Amazônia Adentro”, foi inovadora. “A atividade proporcionou uma experiência envolvente, levando os alunos em uma viagem virtual por uma das florestas mais importantes do mundo, a Floresta Amazônica. Isso permitiu que eles vivenciassem de forma realista sua diversidade e riqueza. O envolvimento dos alunos com a aula superou todas as expectativas, gerando um feedback positivo. Isso demonstra o compromisso do Programa de Sucesso Escolar em oferecer experiências educativas enriquecedoras e transformadoras”, pontuou Othon Manhone Pereira Pinto.

O estudante Thiago Bitini Trabach compartilhou que foi a primeira experiência dele com os óculos de realidade virtual. “Com os óculos, estávamos dentro daquele ambiente. Até senti medo quando estava no topo de uma árvore e precisei descer. Pude conhecer uma tribo indígena e sua cultura, observar pinturas rupestres, ver de perto uma árvore de pau-brasil, além de animais como bicho-preguiça e pássaros, vivenciando a fauna e a flora do local”, contou.

“Além disso, a experiência me chamou a atenção para o desmatamento, me levando a refletir sobre a importância de preservar esse bioma. A proposta contribuiu bastante para mim e para meus colegas, pois estar em uma realidade virtual em que podemos interagir é muito mais interessante do que aprender com um vídeo normal ou com um livro didático. Com os óculos, é como se estivéssemos em uma floresta real”, disse Thiago Bitini Trabach.

Escola do Futuro

O Programa Escola do Futuro é uma iniciativa do Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Educação (Sedu), que propõe o desenvolvimento da Cultura Digital por meio de metodologias inovadoras e o uso de tecnologias educacionais no cotidiano escolar.

A Escola do Futuro está inserida num conjunto de ações implementadas pela Sedu para a oferta de uma educação mais atual, integral e inovadora, alinhadas à legislação educacional vigente e com a garantia do pleno desenvolvimento da Base Nacional Curricular Comum (BNCC) e do Currículo do Espírito Santo na Rede Pública Estadual de Ensino. Um dos principais objetivos do Programa Escola do Futuro é colaborar para o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas ao uso crítico e responsável das tecnologias digitais.



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