08/06/2021 14h30

Estudantes de escola em Tempo Integral apresentam culminância dos Clubes de Protagonismo

O Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral (CEEFMTI) João XXIII, localizado em Barra de São Francisco, realizou, entre os dias 26 de maio e 02 de junho, a culminância dos Clubes de Protagonismo, com o objetivo de possibilitar aos alunos uma apresentação das atividades desenvolvidas durante o primeiro trimestre letivo.

A ação foi coordenada pela equipe gestora e pedagógica da escola e pelos jovens acolhedores, que se surpreenderam com um vídeo apresentado pelos estudantes André Felipe Teixeira Saraiva, Douglas Gomes Gonçalves e Gabriel Rocha de Santana, da 1ª série do Ensino Médio, que reproduziram a escola utilizando apenas aparelhos celulares e o aplicativo móvel Minecraft.

Coordenados pelo professor Willian Carey Alves Rocha, padrinho do Clube, os estudantes utilizaram todo o tempo disponível em casa, durante a semana, para reproduzir a escola no aplicativo, pensando em todos os detalhes que pudessem replicar.

Logo após a exibição, o vídeo foi compartilhado por profissionais da escola em suas redes sociais e cativou a comunidade escolar, que pôde reconhecer em cada cena uma parte diferente da unidade escolar.

Além do que foi exibido para a escola, o professor Willian Carey Alves Rocha ressaltou que o trabalho realizado pelos estudantes, durante a semana, foi o que mais impressionou. "Mesmo sem aparelhos celulares de última geração ou recursos tecnológicos mais elaborados para edição, eles se comprometeram a acessar o aplicativo todos os dias enquanto se comunicavam por meio de redes sociais e utilizaram o fim de semana para editar o vídeo. O comprometimento dos estudantes e a organização para o trabalho em equipe, essenciais para sua atuação na escola e na vida pessoal, resultaram no sucesso do Clube”, disse.

“Os trabalhos apresentados pelos estudantes foram para além das expectativas pela excelência do comprometimento com a ação protagonista. Nenhum dos 28 clubes deixaram de mostrar um produto final, mesmo com toda situação pandêmica entre revezamento e remoto que ocorreu no 1º trimestre", destacou a diretora Marcia Vania Lima de Souza.

Os Clubes de Protagonismo são movimentados com o objetivo claro de promover o protagonismo juvenil autêntico e genuíno, a partir da finalidade de tornar o jovem um cidadão autônomo, participativo e solidário, com proatividade para a vida e para atuar de forma consciente na sociedade.

Informações à imprensa:
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon / Soraia Camata