Estudantes de Guarapari desenvolvem projetos científicos com foco em energia, sustentabilidade e tecnologia
A ação é promovida pelo Clube de Física e Astronomia da escola Zuleima Fortes Faria.
A Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Zuleima Fortes Faria, localizada em Guarapari, está desenvolvendo, ao longo do segundo trimestre de 2025, o projeto “MENA – Mostra de Energia Nuclear e Afins”. A ação é promovida pelo Clube de Física e Astronomia da escola, sob a coordenação do professor Aloisio de Sousa Oliveira.
A proposta articula pesquisa científica, cultura científica e educação tecnológica, integrando todas as turmas da escola, nos turnos matutino e vespertino. Desde o início do trimestre, os estudantes participam de encontros semanais, envolvendo palestras, oficinas formativas, estudos dirigidos, rodas de conversa e debates científicos.
Na fase teórica, os alunos realizaram pesquisas aprofundadas e apresentações sobre temas como funcionamento de usinas nucleares, hidrelétricas, termoelétricas, solares e eólicas; sustentabilidade; impactos ambientais; energia renovável; segurança energética e soluções tecnológicas para o futuro. Com base nos estudos, os grupos iniciaram o desenvolvimento de projetos científicos e maquetes funcionais utilizando tecnologias como robótica com kits Modelix, Arduino, sensores e peças em impressão 3D.
Atualmente, a escola vive a etapa prática do projeto. Os estudantes estão construindo protótipos e realizando testes nos laboratórios e oficinas da escola, inclusive em horários de contraturno e aos sábados. Cada turma é responsável por um tema específico e, ao final do projeto, os trabalhos serão apresentados na Mostra Científica da escola, prevista para julho, com avaliação de professores e convidados externos.
Entre os projetos em andamento estão: simuladores de usinas nucleares, hidrelétricas, solares e eólicas; sistemas de monitoramento de radiação; robôs autônomos para simulação de mapeamento de áreas contaminadas; simuladores de radioterapia e circuitos didáticos interativos.
O objetivo central da ação é promover a compreensão crítica sobre energia, seus usos e impactos; estimular a pesquisa, a inovação tecnológica e a formação de jovens pesquisadores; além de desenvolver competências nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEAM).
“O projeto MENA se destaca por integrar de forma inovadora pesquisa científica, tecnologia, robótica, eletrônica e modelagem 3D, rompendo com práticas tradicionais e levando a educação científica para um patamar de protagonismo estudantil”, afirmou o professor responsável, Aloisio de Sousa Oliveira.
A atividade também busca fortalecer os vínculos entre a educação básica e o meio acadêmico, sensibilizando os alunos sobre a importância da energia para a sociedade e incentivando o uso responsável da tecnologia. Entre os resultados esperados estão o fortalecimento da comunicação científica, o pensamento crítico e a consolidação de uma cultura de inovação no ambiente escolar.
“Eu achava que nunca ia conseguir entender como funcionam coisas como uma usina ou um detector de radiação, mas agora estou construindo uma maquete funcional com sensores e até usando impressão 3D! Ver que somos capazes de aprender, criar e apresentar projetos como verdadeiros cientistas me faz acreditar que posso chegar muito mais longe”, compartilhou a estudante Luyza Glória.
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