Estudantes de Muniz Freire apresentam ‘Expressart’

O Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral (CEEFMTI) Bráulio Franco, localizado no município de Muniz Freire, realizou, entre os dias 24 de fevereiro e 14 de maio, o projeto “Expressart: Arte, Educação e Consciência Étnico-Racial em Prática na Escola”. Ao longo desses quase dois meses, os corredores da unidade escolar ganharam novas cores, sons e histórias, por meio de intensos processos de criação artística, reflexão social e valorização da diversidade.
Idealizado e conduzido pela professora de Arte Ariane Delprete Faria, a iniciativa buscou identificar e valorizar os talentos artísticos dos estudantes, incentivando a criatividade e o protagonismo juvenil, ao mesmo tempo em que promovia discussões sobre as relações étnico-raciais.
Segundo a educanda, inicialmente os alunos aplicaram um questionário com o intuito de identificar afinidades com diferentes linguagens artísticas, como teatro, pintura, música e audiovisual. Com base nos resultados, foram organizadas oficinas temáticas conduzidas por profissionais especializados, nas quais, além de aprenderem técnicas artísticas, os estudantes exploraram os fundamentos da Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER).
“Mais do que um simples evento, o projeto se destacou pelo caráter formativo contínuo. Não se tratou de uma atividade pontual, mas de uma vivência que estimulou a empatia, a colaboração, a autogestão e o pensamento crítico. Os estudantes não apenas aprenderam técnicas artísticas, mas também encontraram na arte uma forma de se expressar e de se posicionar frente às questões sociais que os cercam”, contou a professora Ariane Delprete Faria.
Após as oficinas, os estudantes planejaram, ensaiaram e produziram seus trabalhos, que foram apresentados a comunidades escolar. Entre eles, Nicoly Dias Libaino exibiu “Tempo de Vivência e Convivência”. “Nosso projeto mostra o papel da escola como espaço de escuta, acolhimento e desenvolvimento integral, onde a arte e a educação caminham lado a lado na construção de uma sociedade mais justa, diversa e inclusiva”, disse.
Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
comunicacaosedu@sedu.es.gov.br
Deborah Hemerly
dahfialho@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7706 / 3636-7707