03/09/2024 15h18 - Atualizado em 03/09/2024 15h19

Estudantes de Muniz Freire expõem projetos sobre tecnologia e responsabilidade ambiental

Além da aplicação prática do conhecimento técnico em modelagem e impressão 3D, iniciativa evidenciou compromisso dos alunos com questões sociais e ambientais.

Alunos do curso técnico em Computação Gráfica do Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral (CEEFMTI) Bráulio Franco, localizado no município de Muniz Freire, apresentaram, na última quarta-feira (28), seus projetos inovadores sobre tecnologia e responsabilidade ambiental.

A professora de Projetos Empreendedores Shirley Louzada ressaltou que essa iniciativa não apenas demonstrou a aplicação prática do conhecimento técnico dos alunos em modelagem e impressão 3D, mas também evidenciou um profundo compromisso com questões sociais e ambientais.

"A criação de uma esteira de reabilitação animal e sensores para detectar focos de incêndio mostra o compromisso dos alunos com o bem-estar animal e a preservação ambiental. Usando o Design Thinking, eles transformaram o aprendizado em uma experiência prática e significativa", destacou Shirley Louzada.

Entre as criações, destacam-se uma esteira de reabilitação animal, projetada para auxiliar no tratamento de animais feridos, e um sensor capaz de detectar focos de incêndio em áreas de preservação ambiental.

“O resultado foi não apenas o aprimoramento de habilidades técnicas avançadas, mas também o desenvolvimento de uma sensibilidade social e ambiental que os prepara para enfrentar desafios complexos no futuro”, acrescentou a professora.

A estudante Ana Beatriz Marçal Alcântara frisou que a experiência foi desafiadora, mas extremamente gratificante. "Desenvolver esse projeto foi um grande desafio, mas poder apresentá-lo no Dia D da Tecnologia foi uma grande alegria. Acredito que essa iniciativa pode trazer soluções importantes para a preservação de nossas florestas e estou ansiosa para compartilhar isso com todos", contou a jovem.

Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br

Iris Carolina Miguez / Geiza Ardiçon
iclsmiguez@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br