Estudantes de Piúma tiveram pôsteres aprovados para apresentação na XII Bienal de Matemática
A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Professora Filomena Quitiba, em Piúma, teve três pôsteres aprovados para apresentação na XII Bienal de Matemática, que será realizada em agosto de 2026, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Natal (RN).
A iniciativa envolve estudantes e professoras da unidade escolar no desenvolvimento de práticas pedagógicas voltadas ao ensino da Matemática, utilizando jogos, materiais manipuláveis, realidade aumentada e recursos inclusivos. As atividades começaram no final de abril e seguirão até a apresentação dos trabalhos durante o evento.
Ao longo do projeto, os estudantes participaram de todas as etapas, desde a aplicação das atividades em sala de aula até a elaboração dos pôsteres científicos que serão apresentados na Bienal. A proposta busca promover a integração entre escola e universidade, além de estimular a curiosidade, o pensamento científico, a autonomia e o protagonismo estudantil.
Segundo a equipe responsável, as atividades contribuíram para ampliar os conhecimentos matemáticos dos alunos por meio de experiências práticas e pesquisas científicas.
De acordo com as professoras Renata Pereira Barbosa, Rita Paula D’Angelis Almeida Viana e Lilian Ferreira Freire, a participação no evento representa uma oportunidade importante para os estudantes. “Poder participar de um evento grande como a XII Bienal de Matemática é uma experiência única e que deve ser valorizada, pois contribui significativamente com a vida acadêmica dos alunos. É uma forma de incentivar o protagonismo estudantil e o interesse pela continuidade dos estudos em uma universidade.”
Os estudantes Jean Gomes Florentino, Pérola Victória Barbosa dos Santos e Nauyna Gobetti Pedroza também destacaram a expectativa para o evento. “Nos sentimos honrados em fazer parte desse projeto e estamos muito animados para viajar, mas também para podermos representar a nossa escola em algo tão importante.”
Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
comunicacaosedu@sedu.es.gov.br
Cícero Giuri | cgbona@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7888 / 3636-7707