Estudantes de São Mateus exploram o empreendedorismo local em projeto prático de Administração
A Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Ceciliano Abel de Almeida, localizada em São Mateus, desenvolveu o projeto “Microempresa de Bairro – Empreendedorismo em Ação”, com os alunos da 3ª série do Curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio. A atividade teve como objetivo aproximar os estudantes do universo dos pequenos negócios locais, proporcionando uma vivência prática dos conteúdos de Administração, Finanças e Empreendedorismo.
Durante o projeto, cada grupo escolheu uma microempresa do município, como barracas de cachorro-quente, pastelarias, vendedores ambulantes e pequenos comércios, e realizou entrevistas com os proprietários. As conversas abordaram a origem do negócio, desafios enfrentados, captação de recursos e estratégias de crescimento. A partir das informações coletadas, os alunos aplicaram conceitos estudados em sala, como fluxo de caixa, ponto de equilíbrio, análise SWOT e plano de ação 5W2H.
Os resultados foram apresentados em relatórios técnicos e pitches, nos quais os estudantes compartilharam análises e sugestões de melhorias para os empreendedores entrevistados. A ação também promoveu a integração entre escola e comunidade, valorizando o papel do microempreendedor na economia local.
“O projeto foi uma experiência transformadora. Os alunos puderam vivenciar na prática a gestão de um pequeno negócio, compreendendo seus desafios e potencialidades, e fortalecendo o vínculo entre teoria e prática”, destacou o professor Simon Gomes Arruda, coordenador do curso técnico.
“Entrevistar um empreendedor de verdade nos fez perceber o quão desafiador é administrar um negócio e como planejamento e controle financeiro são fundamentais”, disse a estudante Rhanna da Silva Santos.
Para o aluno Carlos Eduardo dos Santos Rodrigues, a experiência também trouxe aprendizados: “Foi legal ver que, mesmo com poucos recursos, as pessoas conseguem crescer com criatividade e esforço. Aprendemos muito sobre responsabilidade e iniciativa.”
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