06/06/2025 11h26

Estudantes de São Mateus exploram princípios de administração com bonecas realistas

Turma do Curso Técnico em Secretariado da escola Ceciliano Abel de Almeida relaciona princípios de Taylor à rotina de cuidados com bonecas hiper-realistas.

A Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Ceciliano Abel de Almeida, localizada no município de São Mateus, realizou uma atividade pedagógica inusitada para ensinar a Teoria Geral da Administração (TGA) aos estudantes da 1ª série do Curso Técnico em Secretariado. A proposta utilizou o fenômeno dos bebês Reborn (bonecas hiper-realistas) como ponto de partida para discutir os princípios de Frederick Taylor, por meio de uma metodologia ativa baseada em aprendizagem em equipes.

A aula foi conduzida pelo professor Nilton Ribeiro de Oliveira, responsável pela disciplina, que organizou os estudantes em cinco equipes distribuídas em estações de trabalho. Cada grupo analisou os aspectos da padronização, controle e eficiência presentes na rotina de cuidados com os bebês Reborn e os relacionou com práticas administrativas.

As conexões foram apresentadas em formato de seminário, com perguntas instigantes, como: “Se Taylor fosse um paizão Reborn, como ele organizaria o enxoval?” e “Você acha que mãe de bebê Reborn tem direito a salário-maternidade ou atendimento gratuito no SUS?”. A abordagem teve como objetivo ampliar a visão dos estudantes sobre os princípios da administração, demonstrando sua aplicabilidade em contextos diversos.

A proposta teve como objetivos principais promover a compreensão dos conceitos da TGA, especialmente os relacionados à teoria de Taylor, e estimular o pensamento crítico e criativo ao relacionar os conceitos com situações do cotidiano.

De acordo com o professor responsável, a aula proporcionou uma experiência significativa: “Para ampliar nossa discussão sobre os princípios de Taylor aplicados ao fenômeno Reborn, propus reflexões provocadoras aos alunos. A participação dos estudantes foi excepcional, demonstrando que a TGA está presente até onde menos imaginamos.”

“Foi uma aula muito interessante por abordar um tema atual e em evidência, fazendo uma conexão direta com nosso estudo sobre Taylor. A metodologia usada trouxe a teoria para perto da nossa realidade, facilitando o entendimento”, comentou o aluno Luiz Felipe dos Santos Pereira

Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sedu

comunicacaosedu@sedu.es.gov.br

Deborah Hemerly | dahfialho@sedu.es.gov.br

Cícero Giuri | cgbona@sedu.es.gov.br

(27) 3636-7888 / 3636-7707

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI