03/06/2025 11h37

Estudantes de Vila Velha realizam imersão científica sobre o ciclo do café

Projeto interdisciplinar envolveu atividades práticas, visita técnica e integração entre Ciências da Natureza e Matemática.

Durante o primeiro trimestre letivo, estudantes da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Luiz Manoel Vellozo, localizada em Vila Velha, participaram do projeto Cafeína Labs, uma proposta interdisciplinar que proporcionou uma imersão científica no universo do café. A iniciativa envolveu as disciplinas de Biologia, Química, Física e Matemática, promovendo o aprendizado a partir da observação e da vivência prática de todas as etapas da cadeia produtiva do café, do cultivo à degustação.

O projeto teve como objetivo principal integrar teoria e prática a partir de um tema gerador próximo da realidade local, desenvolvendo competências como raciocínio lógico, análise crítica, resolução de problemas e consciência ambiental. A partir do estudo do café, os alunos participaram de investigações sobre a fisiologia da planta, métodos de cultivo, composição química da cafeína, propriedades físico-químicas, processos termodinâmicos no preparo e aplicação de estatística em uma pesquisa sobre o consumo de café na comunidade escolar.

Os alunos realizaram atividades como o plantio de mudas na horta da escola, oficinas práticas de colheita, secagem, torrefação e moagem do café, além da atividade de encerramento “Café Compartilhado”, com roda de conversa, degustação e aplicação de questionário avaliativo.

Encerrando o projeto, na última semana, um grupo de estudantes realizou uma visita técnica à Fazenda Camocim, produtora de café orgânico e do café do jacu. A visita permitiu que os participantes observassem práticas sustentáveis de produção agrícola, ampliando a compreensão sobre agroecologia e o valor agregado de produtos regionais.

De acordo com os professores responsáveis, a proposta contribuiu significativamente para a aprendizagem ao integrar diferentes componentes curriculares de forma contextualizada, prática e colaborativa.

“O conhecimento encontra propósito, prática e paixão quando vai além da sala de aula. Foi o que vivenciamos com o projeto Cafeína Labs. Cada etapa foi pensada para integrar teoria e prática de forma dinâmica. A visita à fazenda foi um dos momentos mais marcantes, pois vários alunos demonstraram interesse em seguir aprendendo sobre o tema. Isso mostra que o aprendizado se torna mais concreto quando se conecta com a realidade dos estudantes”, destacou a professora Jessika Lima Cruz, representando a equipe docente.

Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sedu

comunicacaosedu@sedu.es.gov.br

Deborah Hemerly | dahfialho@sedu.es.gov.br

Cícero Giuri | cgbona@sedu.es.gov.br 

(27) 3636-7888 / 3636-7707

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI