27/08/2024 16h13

Estudantes do Curso Técnico de Gerência vivenciam prática do processo de recrutamento e seleção

Estudantes da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Nelson Vieira Pimentel, em Viana, participaram de um laboratório de experiências conectando teoria à prática, diante dos desafios do mundo profissional. Entre os últimos dias 19 e 22 de agosto, as turmas da 1ª série do curso Técnico de Administração e da 3ª série do curso Técnico de Gerência em Saúde tiveram a experiência de vivenciar todas as etapas de um processo de Recrutamento e Seleção, além do Desenho de Cargos.

A ação, liderada pela professora Solange Aparecida Aigner de Amorim, teve como principal objetivo proporcionar aos alunos uma compreensão sobre a prática dos processos que envolvem a contratação de pessoal para uma empresa. Mais do que apenas aprender sobre técnicas e metodologias, os estudantes foram incentivados a vivenciar os desafios de um processo seletivo. “Queríamos que eles sentissem na prática as responsabilidades que há em uma seleção, desde a análise de currículos até a condução de entrevistas. Essa vivência os prepara de forma concreta para o mercado de trabalho,” explicou a professora.

Durante as atividades, os alunos se dividiram em grupos para desempenhar diferentes papéis. Como recrutadores, eles aprenderam a avaliar perfis, tomar decisões estratégicas e a entender a importância da comunicação assertiva. No papel de candidatos, enfrentaram entrevistas simuladas, lidaram com a ansiedade e desenvolveram autoconfiança. Esse tipo de prática não apenas reforça o conhecimento teórico, mas também constrói habilidades interpessoais essenciais para o sucesso em suas futuras carreiras.

O aluno da 3ª série do Ensino Médio integrado ao Técnico de Gerência em Saúde, João Victor de Ávila, que enfrenta desafios de comunicação devido ao autismo, participou ativamente das dinâmicas realizadas. Durante as simulações de entrevista, ele assumiu o papel de caixa em uma loja, demonstrando habilidades e surpreendendo a todos. "Gostei muito de ser o caixa, realmente me senti como se fosse esse profissional. Deu para vivenciar como é na realidade", compartilhou o estudante.

Escola do Futuro

O Programa Escola do Futuro é uma iniciativa do Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Educação (Sedu), que propõe o desenvolvimento da Cultura Digital, com metodologias inovadoras e o uso de tecnologias educacionais no cotidiano escolar.

A Escola do Futuro está inserida num conjunto de ações implementadas pela Sedu para a oferta de uma educação mais atual, integral e inovadora, alinhadas à legislação educacional vigente e com a garantia do pleno desenvolvimento da Base Nacional Curricular Comum (BNCC) e do Currículo do Espírito Santo na Rede Pública Estadual de Ensino. Um dos principais objetivos do Programa Escola do Futuro é colaborar para o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas ao uso crítico e responsável das tecnologias digitais.

Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br

Iris Carolina Miguez / Geiza Ardiçon
iclsmiguez@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br