11/11/2025 11h59

Estudantes exploram conhecimentos do Egito Antigo em projeto interdisciplinar na Escola Marinete de Souza Lira

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Marinete de Souza Lira, localizada no município da Serra, realizou no dia 22 de outubro o primeiro encontro do projeto “Desvendando os Mistérios de Kemet”, conduzido pela professora Fernanda Tófolo de Siqueira Penha. A proposta levou os estudantes a uma viagem pelo Egito Antigo, explorando seus inventos, saberes e contribuições para o mundo moderno.

Durante a atividade, os alunos conheceram aspectos culturais, geográficos e científicos do Egito, com destaque para o sistema de escrita hieroglífico. Em uma etapa prática, o grupo aplicou conceitos de História, Linguagens e Matemática para decifrar códigos inspirados na escrita egípcia. Cada estudante elaborou cinco frases utilizando o alfabeto hieroglífico, que foram trocadas entre os colegas para serem decifradas, estimulando o raciocínio lógico e o trabalho colaborativo.

De acordo com a professora Fernanda Tófolo de Siqueira Penha, o objetivo do projeto foi integrar saberes e mostrar a importância das civilizações africanas na construção do conhecimento. “A atividade despertou a curiosidade e o raciocínio lógico dos alunos. Ao usar os hieróglifos como códigos, eles perceberam que a escrita e a matemática caminham juntas na construção do conhecimento”, explicou.

Os estudantes destacaram o caráter investigativo e criativo da proposta. “Parece que estávamos resolvendo um código secreto! Tive que pensar e usar lógica para entender o que meu colega escreveu”, contou Júlia Guimarães, do 7º ano do Ensino Fundamental. Já Luiza Amorim, também do 7º ano, ressaltou: “Aprendi que o Egito não foi importante só na História, mas também na Matemática e na forma como a gente organiza o conhecimento.”

 

Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br

 

Informações à Imprensa:

 

Assessoria de Comunicação da Sedu

comunicacaosedu@sedu.es.gov.br

Cícero Giuri | cgbona@sedu.es.gov.br

(27) 3636-7888 / 3636-7707

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI