17/12/2019 15h26

Estudantes se formam em curso de Introdução à Computação

A cerimônia foi realizada na Ufes, no último sábado (14).

A Secretaria da Educação (Sedu), em parceria com a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), realizou, no último sábado (14), a formatura de 38 estudantes que participaram do curso Introdução à Computação (Introcomp). O curso tem como premissa levar o ensino de programação aos alunos do Ensino Médio.

De acordo com a coordenadora do projeto, a professora da Ufes Roberta Lima Gomes, “é necessário que os alunos dominem a tecnologia a fim de tornarem-se estudantes autônomos, produtores de conhecimento e que, a partir do aprendizado adquirido, possam contribuir com a sociedade em que vivem”.

Um dos alunos que se formou no Introcomp foi Gabriel Spadeto Altoé Jabour, que é deficiente auditivo. Gabriel também se formou na 3ª série do Ensino Médio pela Rede Estadual no turno vespertino; pela manhã, se preparava para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e fez o curso de programação aos sábados. “Esse aluno mostrou como a dedicação e a persistência são importantes para contribuir com o aprendizado, e a programação lhe serviu para descobrir novos caminhos”, disse a assessora de Apoio Curricular e Educação Ambiental da Sedu, Aleide Cristina de Camargo.

Outra estudante que participou da formatura foi Gessica de Souza Silva, aluna da 2ª série do Ensino Médio na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Judith da Silva Goes Coutinho, de Vila Velha. “O Introcomp foi muito importante para me ajudar a pensar para além da programação, ou seja, contribuiu para melhorar meus conhecimentos na área”, falou Gessica.

Introcomp

O projeto iniciou no final de 2010 pelo Programa de Educação Tutorial (PET), no curso de Engenharia de Computação da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). O curso proporciona aos estudantes a oportunidade de explorar mais a fundo tecnologias da informação, bem como serem capazes de resolver problemas por meio da computação, instigando características como a criatividade e principalmente o raciocínio lógico.

Texto: Soraia Camata

Informação às escolas:
Sugestões de notícias devem ser enviadas para o e-mail pauta@sedu.es.gov.br

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon
(27) 3636-7705/ 7706/ 7766/ 7888
mirelamarcarini@sedu.es.gov.br/ gardicon@sedu.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI