26/11/2025 12h03

Estudantes vivenciam prática científica em parceria com a Ufes

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) José Vitor Filho, localizada em Cariacica, promoveu, no dia 11 de novembro, uma sequência integrada de ações pedagógicas nas áreas de Física e Química, com a participação dos estudantes das 2ª e 3ª séries do Ensino Médio. A ação foi desenvolvida pelos professores José Paulo Nascimento (Física) e Bruna Miorim Dalfior (Química) e teve como foco a promoção da aprendizagem significativa por meio de metodologias ativas, incentivo à pesquisa científica e aproximação dos estudantes com o ambiente universitário.

O projeto envolveu a produção e apresentação de seminários investigativos, alinhados aos conteúdos curriculares das séries participantes. Os estudantes das 2ª séries estudaram Ondulatória e Eletroquímica, enquanto as 3ª séries se dedicaram aos conteúdos de Eletrodinâmica e Funções Orgânicas. O trabalho culminou em uma aula de campo na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), realizada em parceria com o Programa de Extensão LabPop, na qual os estudantes tiveram a oportunidade de vivenciar práticas científicas nos laboratórios LabGEM, LIEF e LabAir.

A iniciativa teve como objetivo estimular o protagonismo estudantil, fortalecer a articulação entre teoria e prática e ampliar o repertório acadêmico dos alunos, favorecendo o interesse pela ciência e pela formação superior. Como resultado pedagógico, observou-se maior domínio conceitual, segurança nas apresentações e maior maturidade na abordagem dos temas propostos. A experiência nos laboratórios da Ufes possibilitou a consolidação dos conhecimentos adquiridos ao longo das aulas, ao permitir o contato direto com experimentos, modelos físicos, bem como com recursos e tecnologias presentes nos ambientes laboratoriais.

Além disso, a construção e apresentação dos seminários contribuíram para o desenvolvimento de habilidades como investigação científica, argumentação, interpretação de fenômenos e comunicação oral. Já a visita técnica proporcionou aos estudantes a compreensão prática dos conteúdos trabalhados, fortalecendo a relação entre ciência e cotidiano. A parceria com a universidade potencializou a vivência pedagógica, ao inserir os estudantes em espaços profissionais de pesquisa e inovação.

Para o professor José Paulo Nascimento, a experiência demonstrou o impacto positivo da aprendizagem fora da sala de aula. “Ao ver nossos estudantes explorando conceitos nos laboratórios da Ufes, percebemos o quanto a aprendizagem se fortalece quando ultrapassa o ambiente escolar. O processo de pesquisa, as apresentações e a vivência

prática ajudaram a construir um conhecimento mais sólido, crítico e significativo”, destacou.

A professora Bruna Miorim Dalfior também ressaltou o protagonismo dos estudantes durante a ação. “A atividade mostrou o quanto nossos alunos são capazes quando recebem autonomia. A visita à universidade ampliou horizontes e fortaleceu o vínculo dos estudantes com a ciência, reforçando que a escola é um espaço de descoberta e de construção de futuros possíveis”, afirmou.

Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sedu

comunicacaosedu@sedu.es.gov.br

Cícero Giuri | cgbona@sedu.es.gov.br

(27) 3636-7888 / 3636-7707

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI