22/05/2019 16h33 - Atualizado em 22/05/2019 17h30

Experiências práticas dão vida às aulas de Ciências em Escola Arariboia

Alguns dos conteúdos estudados contaram com modelos didáticos feitos com materiais reutilizáveis coletados na comunidade.

Aprender na prática as atividades da disciplina de Biologia tem tornado o conteúdo mais dinâmico para os alunos da Escola Arariboia, em Pancas. A ação marca, também, a revitalização do Laboratório de Ciências da unidade, o que tem melhorado o rendimento dos alunos.

As atividades, que têm sido acompanhadas pelos professores da área de Ciências da Natureza, contou, inicialmente, com uma avaliação diagnóstica para resgatar o conhecimento do aluno no planejamento coletivo das atividades. Logo em seguida, a escola trabalhou a otimização do espaço do laboratório.

Alguns dos conteúdos estudados, como citologia/histologia/anatomia, contaram com a adoção de modelos didáticos feitos por meio de materiais reutilizáveis coletados na comunidade. Durante experiências, que envolveram temáticas como modelos de células e estruturas como DNA, núcleo, membrana plasmática e tecidos do corpo humano, os alunos puderam ter maior contato com as vidrarias e reagentes para a realização de várias atividades experimentais, além da confecção de lâminas histológicas.

A professora Jéssica Aparecida Torezani destacou que “as aulas práticas no Laboratório de Ciências proporcionam espaço para que o aluno seja atuante, construtor do próprio conhecimento para que descubra que a ciência é mais do que mero aprendizado de fatos. Além disso, as atividades oportunizam interação de fato com os conteúdos estudados, sanando na prática possíveis dúvidas, bem como a aplicação dos conhecimentos por eles obtidos. Assim, tem sido possível torná-los efetivamente agentes do seu aprendizado.”

Texto: Geiza Ardiçon

Informações à imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon/ Soraia Camata
(27) 3636-7705/ 7706/ 7766/ 7888
mirelamarcarini@sedu.es.gov.br/ gardicon@sedu.es.gov.br/ sccanal@sedu.es.gov.br

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI