Foco e dedicação aos estudos precisam ser mantidos durante as Atividades Não Presenciais
Com novidades sobre o calendário, a Sedu reforça questões importantes para estudantes não perderem o ritmo nas atividades escolares.
Recentemente a Secretaria da Educação (Sedu) divulgou o Calendário Escolar do ano letivo de 2020 e as interfaces com o ano letivo de 2021 devido à pandemia do novo Coronavírus (Covid-19). Nesse período, os alunos têm contado com as Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNP), do Programa EscoLAR. E é por meio das APNPs que os estudantes poderão ter um rendimento melhor ainda em 2021.
Com as novidades sobre o calendário, a Sedu reforça questões importantes direcionadas tanto para os alunos quanto para seus familiares, como não perder o ritmo nas atividades escolares ao longo deste ano de 2020 e o incentivo da família para que o aluno mantenha o foco nos estudos.
“Estamos engajados para que os alunos da Rede Estadual mantenham o aprendizado durante este período das Atividades Pedagógicas Não Presenciais. A participação dos alunos fazendo as atividades e dando retorno para os professores é essencial. O calendário escolar traz uma organização para este ano letivo e o próximo”, disse a subsecretária de Educação Básica e Profissional da Sedu, Andrea Guzzo.
Andrea Guzzo enfatizou que “é preciso que os alunos mantenham o engajamento na participação e na realização das APNPs neste ano, de modo que, o que aprenderam, seja base para a continuidade do currículo e para que alcancem um bom resultado em 2021”, afirmou.
Ela ainda destacou a participação da família nesse processo. “A responsabilidade em ensinar o conteúdo pedagógico é dos professores, mas a participação das famílias nesse processo não presencial é muito importante. Precisamos contar com a ajuda dos pais ou responsáveis para que incentivem seus filhos a estudarem e terem a consciência de que essa dedicação agora será primordial para o ano de 2021”, ressaltou.
Fique por dentro do Calendário EscoLAR
- Excepcionalmente para o ano letivo de 2020, a carga horária anual será de, no mínimo, 800 horas, independentemente do quantitativo de dias letivos indicados no calendário escolar.
- As organizações curriculares do ano letivo de 2020 deverão ser ajustadas para se adequarem ao mínimo de 800 horas anuais.
- De 04 de fevereiro a 20 de março serão considerados dias letivos presenciais;
- De 23 de março a 06 de abril, recesso para os professores e férias escolares para os alunos;
- 07 de abril, início da suspensão das aulas presenciais;
- 15 de abril, início do regime emergencial de Atividades Pedagógicas Não Presencias (APNPs) para os estudantes durante a suspensão das aulas presenciais;
- 01 de julho, as APNPs passam a ser registradas diariamente no Sistema Estadual de Gestão Escolar (Seges), computando o dia letivo e a sua respectiva carga horária letiva.
- O ano letivo de 2020, para o ensino regular, termina em 23 de dezembro de 2020, sendo o Conselho de Classe final em 29 de dezembro de 2020.
- Para as 1ª, 2ª, 3ª, 5ª, 6ª e 7ª etapas do Ensino Fundamental e 1ª e 2ª etapas do Ensino Médio da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) os semestres letivos de 2020 ficam assim organizados: o primeiro semestre termina em 28 de agosto, sendo o Conselho de Classe Final em 29 de agosto de 2020;
- O segundo semestre termina em 23 de dezembro, sendo o Conselho de Classe Final em 29 de dezembro de 2020.
- Considerando os objetivos de aprendizagem previstos para cada etapa da educação básica, as 4ª e 8ª etapas do Ensino Fundamental e a 3ª etapa do Ensino Médio da EJA cumprirão um semestre letivo em 2020, assim organizados: o primeiro bimestre termina em 28 de agosto, sendo o Conselho de Classe em 29 de agosto de 2020;
- O segundo bimestre termina em 23 de dezembro, sendo o Conselho de Classe final em 29 de dezembro de 2020.
- O aluno será promovido de série em 2021. Por exemplo: quem está neste ano de 2020 na 4ª série, em 2021 já irá para a 5ª série. Mas é preciso ficar atento:
- A junção 20/21 não se trata de horas, mas, sim, conteúdo curricular. Portanto, os conteúdos dos componentes curriculares não tratados neste ano de 2020 serão tratados no próximo ano (2021).
- Para isso, é preciso que o aluno tenha tido engajamento nas Atividades Pedagógicas Não Presenciais e aprendizado alcançados nos conteúdos passados em 2020.
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