Game ajuda a ensinar Língua Portuguesa em escola de Cachoeiro de Itapemirim
O conteúdo que está sendo ensinado através de um jogo são os sujeitos da oração.
Os alunos do Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral (CEEFMTI) Francisco Coelho Ávila Júnior, de Cachoeiro de Itapemirim, estão aprendendo e se divertindo com atividade gamificada, que é o uso de mecânicas e dinâmicas de jogos para engajar, resolver problemas e melhorar o aprendizado.
“O Desafio dos Sujeitos: uma jornada no Super Mario World”, foi o nome dado à Atividade Pedagógica Não Presencial (APNP), pelos professores de Língua Portuguesa, Adriana Silva de Oliveira e Vinícius Delfino Silva. O conteúdo que está sendo apresentado são os “Tipos de Sujeitos”, para os estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental. O objetivo da aula é aprimorar, por meio da gamificação, a habilidade de compreensão das características do sujeito dentro da oração e no contexto empregado em diferentes situações comunicativas.
“A atividade está postada no Google Sala de Aula da escola e é divulgada por meio de um grupo de WhatsApp pelos professores, que incentivam a turma com a frase ‘Salve a princesa!’. Os alunos estão gostando da proposta e deixam suas opiniões virtualmente”, disse a professora Adriana Silva de Oliveira.
Já o professor Delfino explicou os instrumentos de avaliação. “São utilizados para medir ou observar a aprendizagem dos estudantes o resultado gerado pelos Formulários Google, que nos informam como foi a participação dos alunos, quantitativo de acertos e erros em cada questão, se compreenderam a proposta e se leram os comandos do jogo”, ressaltou o professor.
A atividade
O jogo tem início a partir do momento em que o aluno/jogador entra no tabuleiro virtual e clica em Mario Bros para começar a aventura no mundo do famoso jogo de vídeo game. Após isso, cada personagem do jogo original levará o jogador a enfrentar um desafio, que consiste em questões sobre o conteúdo (tipos de sujeito) na ferramenta Formulário Google. Durante o percurso, o estudante recebe dicas que o ajudam a relembrar o conteúdo e a continuar, é também orientado a fazer anotações até chegar à fase final, quando acontece o encontro com o dragão.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon/ Soraia Camata
(27) 3636-7705/ 7706 / 7707 / 7888 / 99956-2479 / 99802-9043
mirelamarcarini@sedu.es.gov.br/ gardicon@sedu.es.gov.br