19/09/2023 11h16

Horta escolar promove união entre alunos de Divino de São Lourenço

Os estudantes precisaram participar de todas as etapas da produção agrícola, desde a escolha do local, preparação do terreno, cercamento, cultivo das mudas até a colheita das plantas.

 

Alunos da disciplina eletiva "Agro é top, agro é tudo" da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Juvenal Nolasco, em Divino de São Lourenço, têm revisado e aperfeiçoado os conceitos discutidos em sala de aula por meio da implementação de uma horta comunitária. A iniciativa visa, de forma prática e dinâmica, conceder aos estudantes a oportunidade de experimentar a vivência de um laboratório vivo, unindo conhecimentos do campo, questões ambientais e valores sociais.

Para a realização deste projeto, os estudantes precisaram participar de todas as etapas da produção agrícola, desde a escolha do local, preparação do terreno, cercamento, cultivo das mudas até a colheita das plantas, tornando as atividades parte essencial do processo de ensino-aprendizagem.

Além de abordar as questões práticas relacionadas à criação da horta, como o tratamento de resíduos, conservação de água, preservação do solo e combate ao desmatamento, os alunos também aprofundaram seus conhecimentos sobre a importância nutricional das plantas, a problemática da desnutrição e a garantia de segurança alimentar.

O professor de Ciências, Eliel Oliveira Polastreli, ressaltou um aspecto notável dessa iniciativa: a distribuição equitativa das responsabilidades, com os alunos se revezando nas tarefas de limpeza, irrigação e colheita, promovendo um ambiente de colaboração e responsabilidade compartilhada.

"Durante a época da colheita, todos os alunos têm a oportunidade de levar para casa produtos frescos da horta, cultivados sem o uso de agrotóxicos, resultado de um esforço coletivo. Essa experiência não só enriquece o aprendizado dos alunos, mas também promove valores de sustentabilidade, cooperação e consciência ambiental", enfatizou o professor de Ciências, Darlan Bravo Rangel.

 

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Iris Carolina/ Geiza Ardiçon/ Soraia Camata/ Cícero Giuri
iclsmiguez@sedu.es.gov.br  / gardicon@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7705/ 3636-7706/ 3636-7707 

 

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI