19/08/2019 11h32 - Atualizado em 19/08/2019 11h47

Horta orgânica complementa alimentação saudável em escola de Ecoporanga

Alunos aprimoram conhecimentos em Química e Física para produção de folhas e hortaliças, que são consumidas na escola.

Durante a disciplina eletiva “Sabores e Aromas”, ministrada no Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio de Tempo Integral (CEEFMTI) Daniel Comboni,  em Ecoporanga, os alunos aprimoram conhecimentos em Química e Física para produção de folhas e hortaliças orgânicas, que são produzidas na própria escola.

O objetivo inicial dos professores de Química, Marco Antônio; e de Física, Alex Pagoto, é a aplicação dos conhecimentos das áreas na produção de alimentos nas pequenas propriedades rurais típicas da região, como também, na horta interna do colégio.

Além do aprendizado das disciplinas empregadas na atividade, eles passam a fornecer verduras e legumes orgânicos para a complementação da alimentação saudável na hora do recreio. O objetivo é, também, promover a discussão a respeito de uso de agrotóxicos, seus malefícios e possíveis substitutos.

A coordenadora administrativa financeira da escola, Flávia Amaral Ferráz,  afirmou que a aceitação dos alunos ao projeto é muito grande. “Como eles têm a possibilidade de se servirem, por ser este um item de complemento da alimentação, podemos observar que quase 80% dos alunos fazem o consumo destes alimentos e se preocupam com os colegas que ainda estão na fila aguardando sua vez de se servir. Isso movimenta os eixos formativos da escola, com solidariedade e autonomia e oportuniza que todos possam usufruir da alimentação complementar ofertada”, disse.

Texto: Cícero Giuri

Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon/ Soraia Camata
(27) 3636-7705/ 7706/ 7766/ 7888 / 99956-2479 / 99802-9043
mirelamarcarini@sedu.es.gov.br/ gardicon@sedu.es.gov.br/ sccanal@sedu.es.gov.br

Tópicos:
Daniel Comboni, horta
2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI