06/05/2020 15h12 - Atualizado em 07/05/2020 09h12

Instituída Comissão de avaliação para atuar no primeiro Edital do IdeAção

A Secretaria da Educação (Sedu) convidou profissionais de diferentes áreas de atuação e relação com a educação básica para compor a Comissão de avaliação das videoaulas do IdeAção, submetidas ao Edital da Sedu N° 12/2020. A iniciativa faz parte do programa de incentivo e divulgação de metodologias inovadoras na Rede Estadual de Ensino e respeita as categorias de membros instituídas na Portaria N° 051-R, de 16 de abril.

Os 33 professores com experiência em educação básica e em formação de professores foram nomeados pela Portaria N° 360-S, publicada nessa quarta-feira (06), no Diário Oficial do Estado. A atuação teve início nessa terça-feira (05) e segue até o dia 11 de maio na análise, elaboração de parecer técnico e seleção dos 255 materiais submetidos e aptos à avaliação.

A mobilização e a participação da Rede no Edital evidenciam que as tecnologias digitais, a inovação e as metodologias variadas integram o trabalho da Rede, realizado pelos profissionais que atuam nas escolas das 11 Superintendências Regionais de Educação (SREs).

O Edital recebeu videoaulas das áreas de conhecimento de Linguagens,  de Matemática, de Ciências da Natureza, Ciências Humanas e de Ensino Religioso contemplando, assim, todos os componentes curriculares. Matemática, Língua Portuguesa, Física e História foram as áreas que mais tiveram propostas submetidas.

O resultado final da seleção está previsto para o dia 12 de maio.

IdeAção

Os professores interessados tiveram até segunda-feira (04) para enviar as videoaulas. Entre os principais objetivos do IdeAção estão incentivar a reflexão da própria ação docente; dar visibilidade ao trabalho docente qualificado, exitoso, inovador, como forma de reconhecimento e valorização profissional; buscar soluções equitativas de acesso universal e iniciativas que incentivem a qualificação da prática docente; contribuir com a qualificação da prática pedagógica no sentido de estimular novas ações, a partir do conhecimento das iniciativas dos pares, formando uma rede de professores multiplicadores e contribuindo para o efetivo banco de formadores; entre outros.

Para participar da chamada de seleção foram obrigatórias a apresentação da proposta e a assinatura do termo de concessão de compartilhamento de experiência e de uso de imagem por parte da Sedu. Os profissionais cujas propostas forem selecionadas receberão certificação e, quando cabível e possível, carga horária especial (CHE).

Mais informações pelo telefone (27) 3636-7821 (Cefope).

Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon
(27) 3636-7705 / 7706/ 7707/ 7888 / 99956-2479 / 99802-9043