Interdisciplinaridade e tecnologia marcam projetos de História, Geografia e Matemática na Escola Marinete de Souza Lira

Estudantes do 8º ano do Ensino Fundamental exploraram dados populacionais e processos de independência em produções gráficas e histórias em quadrinhos, integrando análise crítica e competências digitais.
A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Marinete de Souza Lira, localizada na Serra, desenvolveu dois projetos pedagógicos que uniram conteúdos de História, Geografia e Matemática, promovendo aprendizagens significativas por meio do uso criativo da tecnologia.
No projeto “Geografia e Matemática em Diálogo: A Construção de Gráficos de População como Recurso Didático”, os estudantes analisaram dados do IBGE sobre a migração para o município da Serra (anos 2000 e 2010) e, a partir dessa leitura, construíram gráficos analógicos e infográficos digitais no Canva. A atividade estimulou a interpretação de dados reais, o pensamento crítico e o trabalho colaborativo, integrando conceitos geográficos e matemáticos.
Já no projeto “Protagonismo Estudantil e Competências Digitais: A Independência dos países entre os séculos XVIII-XIX em Quadrinhos”, os estudantes estudaram os processos de independência dos Estados Unidos, Brasil, América Espanhola e Haiti, abordando personagens e contextos históricos. Utilizando o Canva, criaram histórias em quadrinhos que representaram, de forma visual e criativa, os principais momentos históricos, fortalecendo o protagonismo juvenil e o interesse pela história afrodescendente.
Para os professores envolvidos, a experiência reforçou a importância da interdisciplinaridade e do uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) como ferramentas para ampliar o engajamento e a compreensão dos conteúdos.
Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
comunicacaosedu@sedu.es.gov.br
Deborah Hemerly | dahfialho@sedu.es.gov.br
Cícero Giuri | cgbona@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7888 / 3636-7707