14/11/2019 14h15

‘Lojinha’ incentiva aprendizado de Matemática em Cachoeiro de Itapemirim

Através do projeto “Sistema Monetário” os alunos recebem moedas fictícias pelo bom comportamento.

Está em funcionamento na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Newtro Ferreira de Almeida, em Cachoeiro de Itapemirim, uma lojinha, que estimula o desenvolvimento de noções matemáticas, oralidade, e bom comportamento na escola.

É o projeto Sistema Monetário que vem sendo desenvolvido com as turmas da 3ª série do Ensino Médio, durante as aulas de Matemática, Língua Portuguesa e História. O trabalho, comandado pela professora Agda Lourenço Alves, tem o objetivo de promover o aprendizado sobre o sistema monetário e fazer com que os combinados da turma sejam cumpridos, como o bom comportamento, atividades de casa e sala, entre outros.

O projeto pretende levar o aluno a pensar ativamente na vida diária e aprender a construir sua autonomia. Além disso, a ideia é criar alternativas para a compreensão do conteúdo “sistema monetário” e, ao mesmo tempo enfrentar a indisciplina no ambiente escolar.  O projeto busca desenvolver a leitura das cédulas e moedas; representar e escrever quantias em reais; comparar preços; desenvolver o raciocínio lógico na resolução de situações-problema; construir conceitos das quatro operações; estimular os alunos a fazerem todas as tarefas e ter bom comportamento em sala de aula.

A gestora da unidade de ensino, Renata Vitorazi, destacou que “com isso, as atividades também incentivam a melhoria da convivência no ambiente escolar, estimula o educando para a vontade de evoluir no processo de aprendizagem e a colaborar com as regras da sala de aula”, afirmou.

Todas as atividades de sala de aula, de casa, cuidado com o material e bom comportamento, têm um valor a ser pago, por meio de uma moeda fictícia, para o aluno. Durante a semana, o aluno junta o dinheiro simbólico e na sexta-feira pode ir à lojinha que foi apelidada pelos alunos como “Shopping do 3° ano”. Lá, há vários produtos que podem ser adquiridos pelos alunos com o que conseguiram “acumular” nos dias anteriores.

Os resultados deste projeto podem ser vistos no estimulo do aluno para terminar as suas atividades e não atrapalhar o bom funcionamento das aulas, tendo, consequentemente, um melhor aprendizado.

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