01/08/2019 15h58

Mapa Conceitual auxilia na aprendizagem de alunos em Aracruz

Os alunos da Escola Estadual Misael Pinto Netto, em Aracruz, estão aprendendo em sala de aula sobre Mapas Conceituais, que são estruturas esquemáticas que podem ser utilizados como estratégia de estudo e, também, como instrumento de avaliação da aprendizagem. Eles estão aplicando essa estratégia de estudo na disciplina de Física, como uma ferramenta a mais das metodologias ativas aplicadas na construção do conhecimento da parte teórica.

Como os resultados estão sendo positivos para a aprendizagem, os estudantes resolveram ajudar quem deseja viver essa experiência na Educação. O grupo fez alguns vídeos explicando o que é, e qual o resultado para si ao aplicar o Mapa Conceitual na disciplina de Física.

A ideia de utilizar essa ferramenta na escola surgiu quando o professor de Física, Fabrício Antunes, percebeu que os alunos não conseguiam compreender por completo uma determinada teoria. Além disso, também observou que, na sala de aula, não conseguem se concentrar por muito tempo ao ouvir do professor a teoria, mesmo que tenha efeitos áudios visuais.

Com a ideia de Mapa Conceitual dentro da perspectiva da metodologia ativa, os alunos, ao  invés de ouvir o lado teórico, passam ser ativos  ao protagonizar a própria organização conceitual  do conteúdo, tornando a aprendizagem mais natural na medida em que constrói de forma esquemática  o estudo. Assim, a leitura passa a ser dinâmica.

Para o professor Antunes, o mapa explora, ainda, outras funções cognitivas como desenvolver a habilidade de explorar no texto teórico recursos fundamentais para aprendizagem em Física. “Eu aprendi Mapa Conceitual na UFes. Hoje, meus alunos aprendem sobre Mapa Conceitual no Ensino Médio e o que é melhor, destrói a ideia de que teoria se parece com história e aprendem um novo fenômeno físico de forma ativa, organizando suas próprias ideias”, destacou.

Resultados

Para a aluna Júlia Almeida Gatti, além da aprendizagem, o Mapa Conceitual ajuda até mesmo se preparar as provas. “Nós vamos ligando as informações e organizando cada parte da leitura, de forma que saibamos o porquê e a origem daquela informação, tudo através de link. Isso nos ajuda a compreender a Física e, também, na hora de fazer a prova”, afirmou.

Já o aluno Breno de Assis Rufino, destaca que a aprendizagem passa a ser natural. “ Quando lemos um texto e começa a fazer a ligações do mapa, aprendemos sem perceber a matéria, pois ficamos mais atentos para ligar as informações certas. Com isso, a aprendizagem é natural”.

Enem

Uma dica dada, ainda, pelo professor Fabrício Antunes é que o Mapa Conceitual é importante para quem vai fazer as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). “O Mapa conceitual não só contribui para aprender uma teoria, mas ajuda a compreender e organizar qualquer conhecimento que precise ser construído, por isso é uma ferramenta fascinante”, completou.

Vídeos no Classroom

A ideia foi tão legal que os alunos fizeram uma explicação em vídeos que   estão armazenados na sala de aula virtual do google Classroom da SEDU. A explicação pode ser assistida no  link. https://youtu.be/5ksKDCD0BM8

 

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