30/04/2019 14h41

Mostra cultural promove reflexão sobre diversidade em escola de Vila Velha

Os estudantes receberam a visita do grupo musical As Alquimistas e também puderam apresentar produções próprias.

Visando o protagonismo e autonomia dos estudantes, a Escola Estadual Geraldo Costa Alves, em Vila Velha, realizou uma mostra cultural sobre diversidade com tema "A beleza de sermos iguais, porém diferentes". Durante a culminância das atividades, os alunos tiveram a oportunidade de receber a visita do grupo musical As Alquimistas, grupo composto somente por mulheres, que traz em suas letras críticas sociais. Em seguida, os estudantes apresentaram peças teatrais, danças e confeccionaram cartazes com mensagens de paz, respeito e solidariedade.

A estudante Thamiris Soares de Aguiar, da 3ª série do Ensino Médio, destacou que a experiência oportunizou a reflexão entre os colegas. “A atividade proporcionou interação com os demais alunos e tivemos a oportunidade de conhecer, assim, coisas novas. Receber a banda das meninas foi importante, pois as músicas delas têm peso social”, disse.

Para a professora de Língua Portuguesa Otília Noronha, a temática do projeto combinou com a forma com que o grupo musical aborda, principalmente, as questões ligadas às mulheres. “Assuntos como preconceitos raciais e a violência contra a mulher foram bem enfatizadas pelo grupo e isso somou à reflexão feita junto aos alunos”, destacou.

Texto: Rafael Fernandes

Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon/ Soraia Camata