04/09/2024 17h19

Parceria entre Sedu e Espírito Santo em Ação resulta em Projeto ‘Mentoria do Bem’

A Secretaria da Educação (Sedu), em colaboração com o Movimento Empresarial Espírito Santo em Ação, iniciou, em parceria com o Instituto UNIMED, nesta quarta-feira (04), os encontros do projeto "Mentoria do Bem". O objetivo é proporcionar a estudantes da 2ª e 3ª série do Ensino Médio uma imersão no meio corporativo e em áreas diversas, preparando-os para os desafios do mercado de trabalho e fornecendo uma base sólida para seus projetos de vida.

Participaram desta primeira ação os estudantes do Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral (CEEFMTI) Pastor Oliveira de Araújo, em Vila Velha, na própria unidade de ensino que é uma das 15 que fazem parte do Programa Escola do Futuro.

Durante o encontro, os estudantes tiveram a oportunidade de interagir diretamente com profissionais da empresa e que atuam em áreas estratégicas como gestão, compliance, tecnologia e marketing. Os alunos passaram a receber destes mentores orientações que os ajudarão a desenvolver habilidades práticas e a construir um olhar crítico, habilidades essenciais para suas futuras carreiras. O projeto continua nos próximos meses, durante encontros presenciais ou on-line, para o desenvolvimento do processo de mentoria e aprendizado junto aos estudantes.

A parceria, que envolverá as Escolas do Futuro certificadas em 2023 e algumas empresas mantenedoras do Espírito Santo em Ação, representa um avanço significativo na integração de diferentes setores no processo educacional.

"A parceria cria a possibilidade de favorecer o desenvolvimento de domínios cognitivos, como o pensamento crítico e a criatividade, domínios intrapessoais, como a responsabilidade e a iniciativa, e domínios interpessoais, como cooperação e trabalho em equipe, que fazem parte dos objetivos do Programa. A ação ainda oportuniza a interação com profissionais de diversas áreas, gerando conhecimento sobre o trabalho realizado por uma cooperativa, bem como cria conexão com o mercado de trabalho, preparando-os para os desafios futuros”, disse o assessor do Programa Escola do Futuro na Sedu, Allan Schroefer

Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br

Iris Carolina Miguez / Geiza Ardiçon

iclsmiguez@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br