30/05/2019 14h11 - Atualizado em 30/05/2019 14h12

Professoras representam o ES em Brasília durante a Missão Pedagógica no Parlamento

A 1ª fase é presencial, com 40 horas de aulas, de 10 a 14 de junho.

A Rede Estadual de Educação do Espírito Santo estará representada na Missão Pedagógica do Parlamento, oferecido pela Câmara dos Deputados, em Brasília, no próximo mês de junho. A professora da Escola Graça Aranha, de Santa Maria de Jetibá, Melidiane Fiorotti Coelho, juntamente com outra profissional, a professora Valéria Gabriela Fosch, da rede municipal de São Mateus, foram as selecionadas do processo seletivo.

O Programa de Capacitação Missão Pedagógica é direcionado para educadores que acreditam ser a escola um espaço importante para a formação cidadã democrática e que desejam trabalhar temáticas como cidadania, política, democracia e Poder Legislativo em suas escolas.

Missão Pedagógica

Participaram da seleção professores regentes, coordenadores, orientadores e diretores escolares no Ensino Fundamental e Médio em escolas públicas e com graduação concluída. A 1ª fase será um módulo presencial, com 40 horas de aula, de 10 a 14 de junho. Já a 2ª fase, será com módulo de aplicação, com 50 horas à distância, de 05 de agosto a 14 de novembro.

A participação das educadoras da Rede se deu diante ao projeto desenvolvido junto aos alunos das unidades de ensino. “A atividade foi desenvolvida com a intenção de conscientizar os alunos a respeito da importância da ética no nosso dia-a-dia em sociedade, além de, também, analisar aspectos políticos relevantes com relação à importância do voto consciente”, disse Fiorotti.

O objetivo da ação é destacar as melhorias das relações humanas em cada aluno, que entende seu papel social e percebe a necessidade de atuar com ética em qualquer campo, seja na escola ou no local onde vive.

A partir deste momento, os alunos compreenderam a importância de fiscalizar o trabalho de seus representantes, avaliarem esse trabalho e dar feedback real para que as melhorias sejam alcançadas, ampliando, assim, o processo democrático já existente bem como buscar a conscientização plena dos alunos enquanto cidadãos.

Texto: Geiza Ardiçon

Informações à imprensa: