13/08/2024 16h00

Professores participam de formação ‘Robótica Educacional – Fabricação Digital e Metodologias Ativas’

A Secretaria da Educação (SEDU), por meio do Centro de Formação dos Profissionais da Educação do Espírito Santo (Cefope) e em parceria com o Centro de Referência em Formação e Educação a Distância do Instituto Federal do Espírito Santo (Cefor/Ifes), promoveu, na última sexta-feira (09), na Escola de Inovação de Vitória, a formação 'Robótica Educacional, Fabricação Digital e Metodologias Ativas'. O curso, dividido em quatro etapas (on-line e presenciais), totalizou 120 horas, com certificação emitida pelo Cefor/Ifes.

O principal objetivo foi capacitar profissionais para atuarem como multiplicadores em Robótica Educacional. Durante o curso, eles foram preparados para desenvolver e implementar práticas que apoiarão as atividades pedagógicas de professores da educação básica. A formação contou com a participação de representantes das redes municipais e estaduais de ensino, incluindo um representante de cada uma das 15 Escolas do Futuro da Rede Estadual.

Durante o curso, foram abordadas metodologias ativas que integraram robótica e pensamento computacional, abrangendo todos os componentes curriculares. Isso possibilitou a estruturação de projetos em diversas áreas, utilizando tecnologia e inovação. Espera-se que, como resultado, as equipes escolares estejam mais bem preparadas para enfrentar os desafios educacionais contemporâneos, promovendo um aprendizado mais significativo e envolvente.

O professor coordenador de Inovação, Igor da Rocha Gulicz, trouxe suas percepções sobre a formação: “Como professor coordenador de Inovação da Escola Estadual Major Alfredo Pedro Rabayolli, posso afirmar que fui profundamente impactado por tudo o que aprendi e retorno à escola inspirado a aplicar essas novas perspectivas na educação. Além disso, sendo parte do programa Escola do Futuro, muitas das práticas apresentadas já eram implementadas em nossa escola, mas acredito que agora podemos aprimorá-las ainda mais. Olhando para trás, vejo que essa foi, sem dúvida, uma experiência transformadora”, disse.

O professor da área tecnológica da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Honório Fraga, em Colatina, destacou que “a oportunidade de aprender praticando as metodologias ativas em projetos reais abre um vasto leque de ideias e possibilidades de networking entre as escolas, facilitando a aproximação entre elas para implementar o uso da tecnologia e da robótica na educação”, afirmou.

O assessor do Programa Escola do Futuro na Sedu, Allan Schroefer Gomes de Carvalho, destaca a importância dessa formação para as equipes escolares. “A capacitação em Robótica Educacional prepara os educadores a dominarem novas tecnologias e os motiva a inovar na prática pedagógica. Isso favorece a criação de ambientes de aprendizagem que conectam teoria e prática de maneira significativa e intencional, inspirando os estudantes ao longo de seu processo de aprendizagem”, concluiu.

Envie sua sugestão de pauta para:
pauta@sedu.es.gov.br

Iris Carolina Miguez / Geiza Ardiçon