07/07/2023 11h58

Projeto da Educação em Tempo Integral promove formação de Grupo de Protagonistas

Ação visa incentivar a participação de jovens e adolescentes em ações de protagonismo nas escolas.

A Secretaria da Educação (Sedu), por meio da Assessoria Especial de Educação em Tempo Integral, em parceria com o Instituto Natura, está promovendo um projeto de protagonismo envolvendo os estudantes da Rede Estadual. A ação visa a incentivar a participação de jovens e adolescentes tanto do Ensino Fundamental quanto do Ensino Médio em ações de protagonismo nas escolas, promovendo a formação de um Grupo de Protagonistas e fortalecendo as ações já desenvolvidas, a partir desse princípio e da prática educativa nas escolas e nas Superintendências Regionais de Educação (SREs).

As equipes das SREs convidaram estudantes egressos das escolas de Educação em Tempo Integral, com o apoio de alguns gestores escolares, formando grupos de mobilizadores. A partir daí a articulação com as escolas teve continuidade com o fortalecimento da mobilização das equipes gestoras e com a seleção de dois jovens protagonistas por escola, formando um grupo de 312 estudantes de todo o Estado que serão as referências no projeto.

Cronograma

O projeto traz uma agenda com encontros presenciais e on-line. O primeiro encontro foi realizado no dia 30 de maio, quando os mobilizadores das regionais promoveram a acolhida e o engajamento dos gestores das escolas da Educação em Tempo Integral de forma unificada. Todos os estudantes protagonistas escolhidos foram organizados em grupos de WhatsApp, em que participaram de um concurso com base no princípio do protagonismo para a escolha do nome do projeto. Após várias etapas, os grupos definiram o nome do Projeto como “Geração Protagonista”.

Entre os dias 20 de junho e 05 de julho, foram realizados os encontros presenciais de “Mobilização nos polos”, que visam a acolher, engajar os grupos e a entregar, após dinâmicas ativas, uma logomarca criada durante o encontro em cada polo para representar o nome do projeto por Superintendência Regional de Educação. O próximo passo será a escolha da logo oficial do Projeto “Geração Protagonista” do Espírito Santo. Quem fará essa escolha serão os próprios jovens protagonistas envolvidos no projeto.

Ao longo do ano, serão realizados encontros mensais síncronos de forma on-line, com temáticas variadas a serem replicadas pelos estudantes representantes das escolas. Ao final, haverá uma culminância com o compartilhamento de práticas exitosas feitas nas escolas durante todo o projeto.

Intencionalidade pedagógica

Além de toda a metodologia de condução do projeto, bem como as ferramentas e dinâmicas formativas, os temas desenvolvidos ao longo do ano propiciarão um fortalecimento das ações de protagonismo nas escolas, seja nas temáticas já tradicionalmente conhecidas pelas escolas de Tempo Integral, seja no  Acolhimento Diário, mas, principalmente, por suscitar o envolvimento dos estudantes em temas importantes da gestão da Rede de Educação do Espírito Santo neste ano, como Bem-estar e Saúde Emocional, a Comunicação Não Violenta (Cultura de Paz) e Educação Midiática, Respeito e Empatia.

O grupo de protagonistas criado pela ação e formados nesse itinerário serão apoiados pela equipe coordenadora do projeto e, principalmente, pelas equipes gestoras escolares, em ações que visam à difusão das reflexões desenvolvidas na base dos estudantes das escolas, apoiando e nutrindo outras ações de protagonismo existentes em seus contextos escolares e se envolvendo, assim, nas grandes estratégias da Rede para a melhoria dos resultados de aprendizagem, além da busca ativa e cultura de paz no ambiente escolar.

Íris Carolina/ Geiza Ardiçon/ Soraia Camata/ Cícero Giuri
iclsmiguez@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br