09/10/2023 16h15

Projeto desenvolvido por aluno de Itaguaçu é selecionado para participar de evento na Rússia

Luiz Felipe Damacena Berger criou um protótipo de sistema de irrigação automatizado, utilizando Arduino e placas solares.

Luiz Felipe Damacena Berger, aluno da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Eurico Salles, de Itaguaçu, conquistou o 3º lugar na categoria Ciências Agrárias e Credenciais, da Feira Nordestina de Ciências e Tecnologia (Fenecit), realizada entre os dias 26 e 30 de setembro. Na ocasião, o estudante apresentou o projeto Sistema de Irrigação Automatizado. Devido ao bom desempenho, o aluno foi selecionado para apresentar o projeto na International Research School, na Rússia, em julho de 2024.

A iniciação científica constitui em um recurso metodológico facilitador no processo de ensino e aprendizagem. A experimentação alia teoria à prática e possibilita o desenvolvimento da pesquisa e da problematização em sala de aula, despertando a curiosidade e o interesse do aluno.

A professora e orientadora do projeto, Lilyan Barbosa Siqueira, destacou a importância de estimular os jovens a buscar pelas soluções de problemas cotidianos. “O Luiz Felipe encontrou na realidade dele formas de aplicar seus conhecimentos em eletrônica e facilitar as atividades diárias, além de proporcionar economia de água com um sistema de irrigação de baixo custo”, disse.

Luiz Felipe Damacena Berger criou um protótipo de um sistema de irrigação automatizado, utilizando Arduíno e placas solares capazes de monitorar e controlar a umidade do solo, com facilidade de utilização e acesso à tecnologia pelos agricultores de pequeno e grande porte. De acordo com o sistema, eles vão poder usufruir dos benefícios de uma maneira sustentável e eficaz, tendo uma placa integrada para a coleta de dados.

“Sempre gostei da parte de eletrônica e queria fazer um projeto que ajudasse a diminuir o trabalho feito pela minha família, além de colaborar com o combate ao desperdício de água. A sensação que tenho ao ganhar essas premiações é ótima, pois tudo isso ajuda nos meus estudos, no desenvolvimento de uma carreira e pode estimular outros estudantes a fazerem o mesmo”, falou Luiz Felipe Damacena Berger.

Informações à Imprensa:
Comunicação da Sedu
Iris Carolina / Geiza Ardiçon / Soraia Camata/ Cícero Giuri
iclsmiguez@sedu.es.gov.br  / gardicon@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7705/ 3636-7706 / 3636-7707

Sugestões de pauta:
Enviar para o e-mail pauta@sedu.es.gov.br 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI