06/08/2025 11h50 - Atualizado em 07/08/2025 08h56

Projeto ‘Do Bairro ao Mundo’ leva estudantes a vivências culturais e amplia repertório sobre diversidade étnico-racial

Estudantes da Escola Professor Carlos Mendes participam de atividades pedagógicas em Aracruz e fortalecem identidade regional.

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Professor Carlos Mendes, de Governador Lindenberg, realizou, na última sexta-feira (1º), o projeto “Do Bairro ao Mundo: Vivências e Descobertas em Aracruz”, que proporcionou aos estudantes do Ensino Médio experiências educativas, culturais e sociais para além da sala de aula.

A iniciativa incluiu visitas pedagógicas à Aldeia Indígena Tekoá Mirim, à Praia de Coqueiral e ao Cine Ritz de Aracruz, com o objetivo de ampliar horizontes, valorizar as relações étnico-raciais e promover o sentimento de pertencimento à identidade regional.

Durante a visita à aldeia, os alunos puderam conhecer de perto os costumes, tradições e saberes dos povos originários, vivenciando um contato direto com essa cultura e refletindo sobre a importância da preservação de suas tradições. Já no cinema, assistiram a um filme que abordou temas como superação, desafios sociais e empatia, ampliando a reflexão sobre a realidade e os diferentes contextos de vida. 

“A viagem foi muito boa e rica de conhecimentos. Conseguimos acompanhar de perto os costumes e tradições dos povos originários, aprofundando-nos em sua cultura. O filme também nos mostrou um pouco das dificuldades vividas em realidades diferentes da nossa — ou até mesmo semelhantes — e deixou uma lição importante sobre nunca desistir, mesmo diante dos desafios”, relatou Samyra Martinelli Lascola, estudante da 2ª série do Ensino Médio.

A experiência resultou em fortalecimento do repertório cultural, desenvolvimento da empatia e desconstrução de estereótipos. Como desdobramento, os alunos produziram materiais que serão apresentados à comunidade escolar, compartilhando com colegas e professores os conhecimentos adquiridos.

Segundo a professora Joyce Hoffmann da Cruz, o projeto teve impacto direto nos projetos de vida dos estudantes: “Ao vivenciar diferentes culturas e realidades, eles ampliam sua compreensão de mundo e desenvolvem competências que ultrapassam os muros da escola. É um aprendizado para a vida.”

Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br

 

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sedu

comunicacaosedu@sedu.es.gov.br

Deborah Hemerly | dahfialho@sedu.es.gov.br

Cícero Giuri | cgbona@sedu.es.gov.br

(27) 3636-7888 / 3636-7707

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI