“Projeto Grupos Interativos” fomenta relação entre comunidade e escola no sul do Estado
Com auxílio de tutores da comunidade, escolas trabalham questões de Matemática.
Para melhorar a relação comunidade e escola, bem como o desempenho dos alunos no processo de aprendizagem, as Escolas Estaduais de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Olavo Rodrigues da Costa, em Ibitirama, e Oscar de Almeida Gama, em Alegre, têm trabalhado com os “Grupos Interativos”.
Inspirados pela estratégia apresentada no portal "Comunidade de Aprendizagem" do Instituto Natura, está sendo possível trabalhar questões de Matemática com auxílio de tutores da comunidade. Eles foram divididos em subgrupos heterogêneos para trabalharem questões estabelecidas pelo professor. O papel do tutor é de favorecer a interação entre os estudantes e dar amparo na resolução dos problemas.
A supervisora Escolar na Superintendência de Guaçuí, Getselane Gomes dos Santos, é uma das fomentadoras do projeto pela região. Ela informou que são nove escolas envolvidas com o projeto “Grupos Interativos”. “O intuito é se adequar às novas diretrizes do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes), promovendo o fortalecimento do ensino e da aprendizagem no Ensino Fundamental”, disse.
Já a diretora da Escola de Ibitirama, Rita de Cassia Tiradentes Reis, ressaltou com entusiasmo que a comunidade abraçou o projeto. “Quinzenalmente realizamos a ação com os alunos de ensino básico. O resultado tem ultrapassado as expectativas”, afirmou.
Na última quarta-feira (21), uma equipe da Gerência de Educação Infantil e Ensino Fundamental (GEIEF), da Secretaria de Estado da Educação (Sedu) esteve nas Escolas Olavo Rodrigues e Juvenal Nolasco, para conhecer o resultado do projeto e, posteriormente, apresentar para as demais escolas como uma possibilidade de fortalecimento da aprendizagem dos alunos do Ensino Fundamental.
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