26/08/2025 10h24

Projeto literário da AEE une educação e inclusão por meio da poesia em Itapemirim

Iniciativa promove vivência pedagógica nas praias de Itaoca e Itaipava e transforma experiências em poesia.

 

O Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio em Tempo Integral (CEEFMTI) Washington Pinheiro Meirelles, localizado em Itapemirim, por meio do Atendimento Educacional Especializado (AEE), desenvolveu o projeto “Poesia que Alimenta - Versos na Sacola do Pão”, que une educação, inclusão e literatura, estimulando os estudantes a transformarem suas experiências em poesia.

Na última segunda-feira (18), os alunos participaram de uma aula de campo nas praias de Itaoca e Itaipava, no município de Itapemirim. A experiência proporcionou momentos de observação da natureza, registros criativos e reflexões que servirão de inspiração para a produção de poesias e de outros trabalhos interdisciplinares, a serem explorados tanto no AEE quanto nas demais áreas do conhecimento.

De acordo com os professores Horácio Neto e Renan Bastos, idealizadores do projeto, a iniciativa demonstra que a Educação Especial é um espaço fértil para o reconhecimento de talentos e a valorização das capacidades individuais. “Nas áreas da Educação Especial, como deficiência intelectual, TEA (Transtorno do Espectro Autista), deficiência auditiva, deficiência visual e altas habilidades/superdotação, é possível detectar talentos, valorizar capacidades e garantir a verdadeira inclusão. O projeto mostra que cada estudante tem voz, olhar e sensibilidade próprios, que merecem ser reconhecidos e compartilhados com a comunidade”, destaca o professor Horácio Neto.

Os professores reforçam ainda que já há uma parceria firmada para a divulgação das poesias produzidas, ampliando o alcance das criações dos estudantes e fortalecendo a valorização de suas habilidades junto à comunidade escolar e à sociedade.

Horácio Neto ressalta também a importância da parceria entre os profissionais que atuam no AEE, afirmando que “essa rede de colaboração é fundamental para que, na prática, tudo aconteça”.

O projeto reafirma o compromisso da Rede Estadual de ensino em promover uma educação inclusiva, criativa e transformadora, que reconhece as singularidades de cada estudante e abre caminhos para novas formas de aprendizagem e expressão.

 

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