Projeto ‘Vozes d’Água’ promove reflexão e protagonismo estudantil por meio da literatura afro-brasileira

Inspirada em Conceição Evaristo, ação desenvolve podcasts, tertúlias e registros fotográficos que dão voz às narrativas negras.
A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Monsenhor Elias Tomasi, localizada em Mimoso do Sul, desenvolveu o projeto “Vozes d’Água”, com o objetivo de valorizar a literatura afro-brasileira e fomentar o protagonismo estudantil. A iniciativa é conduzida pela professora Fabiana Rezende Ferreira com as turmas da 2ª e 3ª série do Ensino Médio, dentro do Projeto ERER (Educação para as Relações Étnico-Raciais).
Inspirado no conto “Olhos d’Água”, da escritora Conceição Evaristo, o projeto propõe práticas interdisciplinares e criativas, como tertúlias literárias, produção de podcasts e registros fotográficos, para ampliar espaços de fala e escuta, além de promover reflexões sobre as desigualdades raciais e o fortalecimento da identidade.
Durante as aulas de Língua Portuguesa e Linguagens Digitais, os estudantes da 2ª série estudaram o Gênero Digital Podcast e foram convidados a criar episódios com o tema: “Vozes negras importam: relações étnico-raciais e escrevivência hoje”. Para a produção, os alunos utilizaram chromebooks e outros recursos tecnológicos, além de criarem vinhetas, capas ilustrativas e o próprio roteiro.
Já os estudantes da 3ª série, participaram de uma tertúlia literária baseada no conto de Evaristo. Em ambiente acolhedor, com música suave e cadeiras em círculo no auditório da escola, os alunos compartilharam trechos marcantes do texto, relacionando-os a suas vivências pessoais. Após o encontro, foi proposta uma atividade de fotografia, na qual os estudantes deveriam criar imagens autorais e legendas reflexivas conectadas ao conto.
A professora Fabiana Rezende Ferreira celebrou os resultados da ação. “Ver o envolvimento, a sensibilidade e o comprometimento de cada grupo, especialmente no cuidado com a inclusão e no uso criativo da tecnologia, têm sido emocionante. O projeto fortaleceu laços de empatia, respeito e trabalho em equipe — valores que vão muito além da sala de aula”, afirmou. Para a estudante Isabella Nunes dos Santos Schiavo, da 3ª série do Ensino Médio, participar da tertúlia sobre o conto “Olhos d’Água”, da autora Conceição Evaristo, foi uma experiência emocionante. “Cada parte lida, cada história compartilhada, nos fez enxergar realidades muitas vezes silenciadas. Sem dúvidas, essa tertúlia ficará para sempre marcada em nossas memórias. Foi especial porque não foi só uma leitura, foi uma troca, escuta e reflexão”, disse a estudante.
“Agradecemos nossa professora de português por nos guiar nessa leitura com tanto carinho e sensibilidade! E sobre Conceição Evaristo, sem palavras para o seu trabalho. Uma escritora forte, sensível e necessária. Ela dá voz a histórias que precisam ser ouvidas e faz isso de uma forma que toca nosso coração. Foi um privilégio conhecer parte da obra dessa escritora!”, completou Isabella Nunes dos Santos Schiavo.
O projeto também se destacou pelas práticas inclusivas, como a participação ativa de um estudante com deficiência auditiva, que contou com apoio da intérprete de Libras e assumiu funções na criação da capa do podcast do grupo.
Para ouvir o podcast, acesse o link: https://open.spotify.com/show/1gZZqewZUY2MEpDHh3G7CV?si=98eJEMrhSOu7Q5b_Ax-fhg
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