28/04/2019 08h00

Qualificação profissional prepara alunos para o mercado de trabalho

Na Escola Estadual Arnulpho Mattos, os alunos estão desenvolvendo uma plataforma para transportar cadeirantes.

Cerca de sete mil alunos da Rede Estadual de Ensino estão se qualificando para o mercado de trabalho, através da Educação Profissional. Atualmente, 48 escolas contam com cursos técnicos de Agronegócio, Açúcar e Álcool, Administração, Agropecuária, Análises Químicas, Design de Interiores e Eletrotécnica.

Uma dessas unidades é a Escola Estadual Arnulpho Mattos, localizada em Vitória. Os cursos são oferecidos pela Secretaria de Estado da Educação (Sedu).  Um dos coordenadores de cursos técnicos, Fabrício Plaster, contou que os alunos estão desenvolvendo uma plataforma para transportar cadeirantes. A ideia é que o aluno tenha um controle remoto, que auxiliará no seu transporte, proporcionando mais independência.

“Temos um projeto integrador, entre as turmas de Mecânica e Eletrotécnica. No ano passado, uma turma de Mecânica iniciou a primeira fase da plataforma e, este ano, as demais fases serão concluídas pelos alunos de Eletrotécnica. O projeto consiste em um protótipo de plataforma móvel paralela à escada que permita um cadeirante subir ao segundo pavimento de forma segura, automatizada e que não atrapalhe o acesso das escadas quando estiver fora de uso”, explicou Fabrício.

As modalidades de cursos técnicos que a rede oferta são: o Mediotec, destinado a alunos da rede ou bolsistas 100% da rede privada; Subsequente, que são para alunos que já concluíram o Ensino Médio e o Ensino Médio Integrado, que são para todos os alunos da rede estadual. Todos são gratuitos e com carga horária de 900 e 1.200 horas.

A previsão é que, no segundo semestre deste ano, sejam abertas novas vagas para os Cursos Subsequentes. A divulgação do processo seletivo é feita pelo site da Sedu e no endereço www.selecao.es.gov.br.

Texto: Soraia Camata

Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon/ Soraia Camata