13/09/2019 12h00 - Atualizado em 16/09/2019 15h45

-Realidade virtual envolve alunos em projeto de leitura

Para aproximar os estudantes do contexto da obra, professora usa uma plataforma que os “transporta” para os cenários descritos no texto.

Para ampliar o envolvimento dos estudantes ao trabalhar um projeto de leitura em equipe, Thainá Kedzierski, professora de Língua Portuguesa da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Dom João Batista da Motta e Albuquerque, localizada no município da Serra, optou em desenvolver um projeto que, com base em realidade virtual, “transporta” os alunos para dentro da obra.

Com a escolha do livro “Eu sou Malala”, da escritora paquistanesa Malala Yousafzai, a professora percebeu que, por se passar em uma realidade distante da vivida pelos estudantes, houve a necessidade de apresentar os cenários descritos no livro.  

Para isso, com auxílio de uma plataforma digital de realidade virtual, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer os lugares por onde a autora passou bem como o Vale do Swat, no Paquistão; e a sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Genebra, na Suíça.

Segundo a professora, uma vez por semana, em sala de aula, é feita a leitura de um trecho da obra e, logo após, são debatidas questões a respeito. “Os alunos adoraram a experiência e a possibilidade de unir a tecnologia, que faz parte da vida deles, com o foco de estudos”, contou ela.

Durante a atividade, os alunos utilizaram a ferramenta SuperViz, que é gratuito para as escolas utilizar e é uma ferramenta livre de aprendizado.


Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon/ Soraia Camata
(27) 3636-7705/ 7706/ 7707/ 7888 / 99956-2479 / 99802-9043
mirelamarcarini@sedu.es.gov.br/ gardicon@sedu.es.gov.br/ sccanal@sedu.es.gov.br

 

2015 / Desenvolvido pelo PRODEST utilizando o software livre Orchard

Script LAI