-Realidade virtual envolve alunos em projeto de leitura
![](/Media/sedu/_Profiles/c4d8c6e6/982b8e1d/Foto-38.jpg?v=637782780140756660)
Para aproximar os estudantes do contexto da obra, professora usa uma plataforma que os “transporta” para os cenários descritos no texto.
Para ampliar o envolvimento dos estudantes ao trabalhar um projeto de leitura em equipe, Thainá Kedzierski, professora de Língua Portuguesa da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Dom João Batista da Motta e Albuquerque, localizada no município da Serra, optou em desenvolver um projeto que, com base em realidade virtual, “transporta” os alunos para dentro da obra.
Com a escolha do livro “Eu sou Malala”, da escritora paquistanesa Malala Yousafzai, a professora percebeu que, por se passar em uma realidade distante da vivida pelos estudantes, houve a necessidade de apresentar os cenários descritos no livro.
Para isso, com auxílio de uma plataforma digital de realidade virtual, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer os lugares por onde a autora passou bem como o Vale do Swat, no Paquistão; e a sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Genebra, na Suíça.
Segundo a professora, uma vez por semana, em sala de aula, é feita a leitura de um trecho da obra e, logo após, são debatidas questões a respeito. “Os alunos adoraram a experiência e a possibilidade de unir a tecnologia, que faz parte da vida deles, com o foco de estudos”, contou ela.
Durante a atividade, os alunos utilizaram a ferramenta SuperViz, que é gratuito para as escolas utilizar e é uma ferramenta livre de aprendizado.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon/ Soraia Camata
(27) 3636-7705/ 7706/ 7707/ 7888 / 99956-2479 / 99802-9043
mirelamarcarini@sedu.es.gov.br/ gardicon@sedu.es.gov.br/ sccanal@sedu.es.gov.br