Respeito e empatia são temas de ações de acolhimento na Escola Assisolina Assis Andrade
A atividade foi desenvolvida com os Jovens Protagonistas da unidade de ensino.
O Centro Estadual de Ensino Fundamental e Médio de Tempo Integral (CEEFMTI) Assisolina Assis Andrade, em Vila Velha, realizou ações de acolhimento e conscientização na escola, com os jovens protagonistas, sobre diversos temas, como afetividade, respeito e empatia.
O coordenador pedagógico e responsável pelo projeto Jonisario Littig, destacou que essas iniciativas fazem parte do mapa de ação da escola, sendo planejadas e idealizadas em reuniões conjuntas entre os jovens protagonistas e a coordenação pedagógica.
O primeiro evento, intitulado "Acolhimento e Poesia", teve como objetivo promover afetividade, respeito e empatia. Durante o acolhimento inicial, os jovens acolhedores distribuíram poesias e doces aos estudantes e equipe que chegavam à escola. Uma trilha sonora ambiente foi cuidadosamente selecionada para tornar a recepção ainda mais calorosa e acolhedora.
O segundo acolhimento, organizado pelos jovens protagonistas, teve como tema a conscientização sobre a importância do respeito às diferenças ético-raciais e a adoção de uma postura antirracista. Cartazes produzidos pelos próprios alunos foram utilizados durante o evento, que também contou com música ambiente abordando a temática e a entrega de convites para a prática do respeito às diferenças.
Essas ações têm promovido o engajamento dos jovens acolhedores estimulando o desenvolvimento do protagonismo juvenil. Além disso, têm impactado significativamente toda a comunidade escolar, pois as mensagens e ações são disseminadas de estudante para estudante, impulsionando um movimento de transformação social dentro da escola
“Neste evento, o que mais me encantou, particularmente, foi o formato da recepção. Logo na entrada, no horário de início das aulas, os jovens protagonistas, com poesias impressas, pirulitos e música, recepcionaram-nos calorosamente. Nos corredores da escola, foi possível observar os educandos lendo os folhetos e trocando as poesias entre si. Foi perceptível, a partir desse formato acolhedor, e do engajamento dos protagonistas, que o Dia da Poesia não passou despercebido”, disse a professora de Geografia, Helena Castellain Barbosa de Castro
A aluna Anne Bragança disse que o acolhimento sobre o dia da poesia foi para estimular a criatividade e o interesse dos alunos, tanto na arte quanto na cultura. “Mostrar para os alunos a importância da linguagem poética foi uma experiência interessante, até para os protagonistas”, afirmou.
A estudante Júlia Flávia explicou a importância da ação para os estudantes. “Os acolhimentos temáticos trazem voz para nós, estudantes, e unem ideias, conscientizam as pessoas dentro da escola e da comunidade, dando espaço e voz aos participantes do ambiente escolar e ajudam os alunos a desenvolver cada vez mais valores morais e éticos como indivíduos na sociedade”, pontuou.
Envie sua sugestão de pauta para: pauta@sedu.es.gov.br
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Iris Carolina Miguez / Geiza Ardiçon
iclsmiguez@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7706 / 3636-7707